Política

STJ elege Salomão como presidente e Campbell como vice

A posse dos ministros está marcada para agosto deste ano

Ministro Luis Felipe Salomão foi eleito por unanimidade pelo Pleno do STJ
Ministro Luis Felipe Salomão foi eleito por unanimidade pelo Pleno do STJ Foto : Gustavo Lima/ STJ/ CP

O Pleno do Superior Tribunal de Justiça (STJ) elegeu, por unanimidade, os ministros Luis Felipe Salomão e Mauro Campbell Marques como novos presidente e vice da corte, respectivamente, para o biênio 2026-2028. Já o ministro Benedito Gonçalves foi indicado como o próximo corregedor nacional de Justiça, e o ministro Raul Araújo será o novo diretor-geral da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam). Já o ministro Sebastião Reis Júnior foi eleito diretor da Revista do STJ.

As eleições para os cargos de presidente e vice do tribunal, além da função de corregedor nacional de Justiça, foram feitas por voto secreto. As escolhas dos postos de diretor-geral da Enfam e do gabinete da Revista do STJ ocorreram por aclamação. Na mesma sessão, o Pleno também decidiu que a próxima eleição para os cargos diretivos será conduzida mediante votação secreta por urna eletrônica.

Salomão e Campbell tomaram posse no STJ no mesmo dia

Os novos presidente e vice – que ingressaram no STJ na mesma data, em 17 de junho de 2008 –, tomarão posse em agosto. Atual vice-presidente, Salomão substitui o ministro Herman Benjamin na presidência, e também comandará o Conselho da Justiça Federal (CJF) ao lado do ministro Campbell, que atualmente exerce a função de corregedor nacional do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Já a indicação de Benedito Gonçalves será submetida à apreciação do Senado Federal, e a nomeação caberá ao presidente da República.