Chegada de descendentes do pioneiro no cultivo de soja marca o primeiro dia da Fenasoja
Acompanhado de outros familiares, neto do pastor Albert Lehenbauer foi recebido com aplausos em Santa Rosa
publicidade
Foi através do pastor Albert Lehenbauer que, em 1924, os primeiros grãos de soja foram plantados na comunidade 15 de Novembro, no interior de Santa Rosa, na Fronteira Noroeste. Passados 100 anos, durante a histórica edição da Fenasoja 2024, seu neto, Walter Lehenbauer, foi recebido com aplausos e muita emoção em Santa Rosa.
A recepção ao descendente do pastor, que esteve acompanhado de diversos familiares, marcou o primeiro dia de programação oficial do evento. Por volta das 14h, a comitiva desembarcou no Parque de Exposições Alfredo Leandro Carlson, aplaudida por autoridades como o prefeito de Santa Rosa, Anderson Mantei, e pelo presidente da Fenasoja, Dario Germano.
Com voz embargada, Lehenbauer abraçou os anfitriões e disse “não merecer” tanto carinho. Acompanhado dele, a comitiva ainda tinha duas irmãs e duas primas, todas descendentes da família pioneira da produção de soja no Brasil.
Conforme Lehenbauer, o sentimento de ser recebido com tanto carinho é de gratidão. “Meu avô foi o responsável por trazer uma sementinha, que mudou toda a história do país. É uma coisa tão simples, mas olha o que aconteceu. Muito obrigado (pela recepção), é um prazer vir até aqui. Eu nem sei como descrever direito, é uma emoção muito grande e eu fico até emocionado”, afirmou.
Ao valorizar o legado deixado pelo avô, o neto também fez questão de valorizar a avó Helena. “É uma honra receber essa atenção que estão dando para o meu avô e eu vejo isso como uma coisa justa, apesar de que ele não queria nada disso. Mas ele não teria nunca feito isso sem a ajuda da minha avó, que sempre esteve ao lado dele”, afirmou.
Ao se dirigir aos descendentes do pastor que mudou a história da cidade, o prefeito de Santa Rosa também ressaltou o fato de que a população acreditou no sonho de Albert Lehenbauer. “Ele encontrou aqui alguém que acreditava nele e Deus abençoou”, finalizou o neto.
Para o prefeito, a atitude do pastor Albert e da sua esposa Helena de trazer os grãos de soja no Brasil, para plantar e se comprometer a multiplicar, significou a chegada desse produto que se transformou no maior commodity do mundo, gerador de riqueza, desenvolvimento e de progresso. “Esta visita no ano em que a Fenasoja comemora os 100 anos deste item que chamamos de grão de ouro, representa um reconhecimento de que trabalhamos muito e de que honramos com aquela ação. Estamos muito gratos de receber eles aqui e é uma satisfação torná-los hóspedes oficiais do nosso município”, afirmou.
Durante a próxima semana, diversas agendas contarão com a participação da família. Na próxima segunda-feira, em um ato que ocorrerá às 19h no Centro de Eventos do parque, haverá o lançamento da publicação “100 anos da Soja no Brasil”. A programação da Fenasoja segue até o dia 8 de dezembro.