Rural

Conab adquire 7,2 mil toneladas de trigo no RS

Compra tem o objetivo de assegurar preço mínimo do grão e retomar a formação de estoques públicos

Trigo gaúcho adquirido pela Conab é descarregado em Ponta Grossa, no Paraná
Trigo gaúcho adquirido pela Conab é descarregado em Ponta Grossa, no Paraná Foto : Conab / Divulgação / CP

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) comprou de cerca de 7,2 mil toneladas de trigo de agricultores gaúchos. A operação foi realizada por meio do mecanismo de Aquisição do Governo Federal (AGF), previsto na Política de Garantia de Preços Mínimos.

A iniciativa tem o objetivo de assegurar valor a produtos agropecuários e a consequente formação de estoques público, com vistas à recuperação dos preços de mercado, quando estiverem abaixo do preço mínimo em vigor. Os estoques públicos do grão estão zerados desde 2014.

No total, foram investidos R$ 11,78 milhões, sendo R$ 9,97 milhões nas aquisições, incluindo o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) e R$ 1,8 milhão em remoção.

Saída de caminhões

A aquisição do grão é realizada no polo de compra aberto pela companhia na Cotripal Agropecuária Cooperativa, localizada no município de Pejuçara, na Região Noroeste do Estado. Posteriormente, o cereal é removido pela estatal para a unidade armazenadora da Conab em Ponta Grossa, no Paraná.

Por dia, uma média de 15 caminhões saem do município gaúcho. Técnicos das superintendências da Companhia de Logística Operacional, de Fiscalização, do Rio Grande do Sul e do Paraná acompanham diretamente os trabalhos. A expectativa é que a operação seja finalizada no final deste mês.

Anúncio em 2024

A oferta do cereal no mercado internacional tem refletido em uma pressão de baixa nas cotações do produto nas últimas safras. O anúncio da possibilidade de venda do trigo gaúcho para o governo federal ocorreu em novembro do ano passado.

Na oportunidade, a Conab informou que a aquisição poderia chegar a 200 mil toneladas do grão da safra 2024/2025, com recursos de R$ 261 milhões. A companhia apontava, naquele momento, que o preço médio pago ao produtor era de R$ 67,11 a saca de 60 quilos, abaixo do mínimo estabelecido pelo governo que é de R$ 78,51 na praça gaúcha.

“A Conab e o governo federal estão estendendo a mão para os produtores de trigo do Rio Grande do Sul, que é o estado que mais produz o cereal no país. Pagamos, em média, R$ 12 a mais por saca de trigo, em comparação ao preço do mercado”, disse o presidente da Conab, Edegar Pretto.

Veja Também