Decisão sobre Expointer deve ser anunciada nesta semana

Decisão sobre Expointer deve ser anunciada nesta semana

Entidades promotoras do evento visitaram o Parque de Exposições Assis Brasil e avaliaram danos causados pelas chuvas

Poti Silveira Campos

Pistas de julgamento, galpões, casas e prédios foram inundados

publicidade

A Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul (Farsul) deverá confirmar nesta semana, provavelmente na quarta-feira, a realização da 47ª Expointer, uma das mais importantes feiras agropecuárias do país. O período previsto para o evento, entre os dias 24 de agosto e 1º de setembro, será mantido, com realização no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, na Região Metropolitana de Porto Alegre.

Veja Também

Na semana passada, representantes da Farsul, do Sindicato das Indústrias de Máquinas e Implementos Agrícolas no Rio Grande do Sul (Simers) e da direção do parque visitaram o local e avaliaram as condições para levar adiante o planejamento para a exposição. O comando do Simers teria manifestado otimismo em relação à comercialização dos espaços destinados às maquinas.
Os 141 hectares do parque foram tomados pelas águas, com a enchente do Rio dos Sinos a partir da primeira semana de maio. O parque possui uma área de 45,3 mil metros quadrados de pavilhões cobertos, 70 mil metros quadrados de área para exposição, 19 locais para julgamentos e nove espaços para leilões e auditórios. Espaços de empresas e instituições que se fazem representar na exposição, assim como a sede da administração do parque, a Casa da Farsul e a Casa Rural estão entre as construções que foram inundadas, com destruição do mobiliário e de estruturas prediais, mas sem comprometimento dos imóveis. Na sede da Farsul, está localizado um dos principais restaurantes do parque e espaço tradicional para encontros inclusive de caráter internacional.

Logística prejudicada

Na 47ª edição da Expointer, a participação internacional está praticamente descartada, em razão da interrupção das atividades do Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, duramente castigado por alagamento. O evento também deverá sofrer uma queda na visitação, em razão do fechamento das estações do Trensurb na Capital, inviabilizando o meio de transporte mais popular para acesso ao parque desde a cidade.

Uma primeira indicação da realização do evento ocorreu no último dia 14 de maio, quando foi decidida a prorrogação do prazo para inscrição das agroindústrias na Feira da Agricultura Familiar na 47ª Expointer. O período terminaria no dia 13, mas, devido à calamidade pública no Estado, foi estendido até o dia 31 de maio. De acordo com o extensionista da Emater/RS-Ascar, Márcio Dalbem, a prorrogação foi decidida pela comissão organizadora do espaço, formada pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), pela Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), pela Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul (Fetag/RS), pela Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar do Rio Grande do Sul (Fetraf/RS), pela Emater/RS-Ascar e pela Via Campesina.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895