Declarações de Rebanho atingem 85,56% do total previsto
Pecuaristas entregaram 307,8 mil formulários ao Sistema de Defesa Agropecuária
publicidade
A Secretaria de Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação contabilizou 307.810 Declarações de Rebanho entregues ao Sistema de Defesa Agropecuária. O prazo de entrega das declarações se encerrou no dia 31 de julho. Os resultados são divulgados nesta quarta-feira, 9, em razão do período necessário para digitação dos formulários encaminhados em papel. O total corresponde a 85,56% do total previsto. O índice se manteve condizente com a média de declarações de rebanho entregues nos anos anteriores. Em 2023, a adesão atingiu 84,19%.
De acordo com a secretaria, as Supervisões Regionais de Estrela, Osório, Palmeira das Missões, Passo Fundo, Rio Pardo, Santa Maria, Santa Rosa e São Luiz Gonzaga apresentaram os maiores índices de entrega, acima da média estadual. A Supervisão Regional de Passo Fundo foi a que apresentou a maior porcentagem, registrando 98,42% de entregas. A preferência dos produtores foi pelo atendimento presencial nas inspetorias ou escritórios de defesa agropecuária, com 91,48% das declarações feitas por este método. Trinta e três municípios tiveram 100% de suas declarações entregues.
A Declaração de Rebanho é uma obrigação sanitária de todos os produtores rurais gaúchos detentores de animais. “A penalidade aos produtores inadimplentes é o bloqueio da movimentação dos animais e uma autuação, que pode ser uma advertência, se primário, ou multa, caso seja reincidente”, explica o diretor adjunto do Departamento de Vigilância e Defesa Sanitária Animal, Francisco Lopes.
Os produtores que não realizaram a declaração no prazo devem procurar inspetorias ou escritórios de defesa agropecuária de referência, para proceder à regularização de cadastros.