Emater ajuda meio rural no combate à dengue

Emater ajuda meio rural no combate à dengue

Empresa vinculada ao governo do Rio Grande do Sul ampliou atuação em municípios depois de decreto estabelecendo situação de emergência

Correio do Povo

Água parada permite o desenvolvimento de larvas e proliferação do mosquito Aedes aegipty, causador da dengue

publicidade

A Emater/RS-Ascar intensificou sua colaboração no combate à proliferação do mosquito Aedes aegypti, causador da dengue, em, pelo menos, 140 municípios gaúchos. A ampliação dos esforços ocorre desde março, quando o governo do Estado decretou situação de emergência em saúde pública em razão da epidemia. A contribuição da agência de extensão rural se dá principalmente por iniciativas de informação e orientação, mas também com envolvimento em atividades práticas, como mutirões de limpeza.

De acordo com a extensionista do Núcleo de Desenvolvimento Social da instituição, Leila Ghizzoni, os trabalhos de informação e orientação vão além do enfrentamento ao mosquito, abordando também temas como saneamento básico, manejo do lixo e gestão ambiental. As ações ocorrem por meio de visitas a famílias, comunidades e reuniões de grupos.

Também é articulado o repasse de orientações junto a entidades parceiras, como conselhos, escolas, Apaes, grupos de mulheres, Vigilância Sanitária e prefeituras municipais. Extensionistas relatam a participação em programas de rádio, mutirões e campanhas, bem como em feiras e palestras. Em Bom Princípio, por exemplo, no dia 15 de maio, durante a Feira de Troca-Troca de Sementes e Mudas, a Emater/RS-Ascar promoverá a entrega de orientação sobre o combate à doença.

Veja Também


“Sempre somos muito bem recebidos”, diz Leila. Ela salienta a adesão dos extensionistas em mutirões de limpeza nos cemitérios, no recolhimento de entulhos, de pneus e de eletroeletrônicos, limpeza de caixas d’água e de locais que propiciam o acúmulo de água parada. Entre os municípios que foram beneficiados, Leila destaca Turuçu, Carazinho, Cerro Largo, Nova Palma e Coronel Pilar. a técnica lembra também que a iniciativa semelhante foi desenvolvida pela Emater em 2016, igualmente contra o avanço da dengue. Do início do ano até o dia 17 de abril, o Estado registrou 121.708 casos de dengue, significando 838,9 ocorrências a cada mil habitantes, de acordo com dados da Secretaria da Saúde. No mesmo período, ocorreram 78 óbitos por dengue.


Dicas para evitar proliferação do mosquito

1.Limpar todos os espaços que possam acumular água
2.Revisar os possíveis locais de foco do mosquito e escorrer a água acumulada
3. Limpar as calhas, retirando as folhas
4.Guardar utensílios e ferramentas em locais fechados.
5. Manter garrafas e baldes voltados para baixo
6.Retirar água acumulada nos pratos de vasos de plantas. Trocar frequentemente a água das plantas baixas
7.Revisar pesqueiras e escoar água dos equipamentos desativados
Fonte: Emater/RS-Ascar


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895