Como produzir mel de abelhas sem ferrão?

Como produzir mel de abelhas sem ferrão?

Oficinas da Emater/RS na Expoagro Afubra ensinam como implantar e manejar as criações

Jean Fraga

publicidade

Você sabia que é possível diversificar a fonte de renda no campo a partir da produção de mel de abelhas sem ferrão? O Correio do Povo foi à Expoagro Afubra, em Rio Pardo, e conta um pouco sobre o manejo, a implantação de apiárias e sobre a importância da substituição dos favos e dos ninhos das colmeias.

As oficinas, realizadas no espaço da Emater/RS-Ascar no Parque de Exposições da Expoagro Afubra até esta sexta-feira, dia 22, abordam também a transferência de ninhos de Jataí de caixas-isca para caixas com padrão técnico.

O espaço tem em torno de 15 enxames de abelhas sem ferrão de diversas espécies presentes no RS, caixas demonstrativas de apis e abelhas sem ferrão.

A Secretaria da Agricultura, Pecuária, Desenvolvimento Sustentável e Irrigação (Seapi) disponibiliza um guia de reconhecimento de abelhas sem ferrão do Rio Grande que Sul. O material, lançado em agosto do ano passado, foi confeccionado pelo Departamento de Diagnóstico e Pesquisa Agropecuária (DDPA), sob a coordenação da bióloga e pesquisadora Sidia Witter.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895