Três touros da raça Angus morreram no Parque de Esposições de Assis Brasil na Expointer, no domingo de manhã, 30. Até a tarde desta segunda-feira ainda não se sabia a causa ou causas das mortes.
“A Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi) está monitorando os casos de morte de dois touros rústicos jovens, da mesma cabanha, e de um touro de argola, ocorridos nos últimos dias no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio", informou a Seapi em nota.
“A Secretaria aguarda o laudo com o resultado da necrópsia dos animais, a ser realizado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), para saber a causa das mortes”, complementou.
O Serviço Oficial da parque informou ao Correio do Povo que eram animais do Sul do Estado que chegaram ao parque no dia anterior às mortes. Os animais mortos foram encaminhados para laboratórios da universidade, setor de Patologia Veterinária, para serem analisados a fim de se apurar a causa dos óbitos.
Ainda se aguarda o laudo, mas preliminarmente se descarta que sejam casos infecciosos, que contagiem outros animais ou humanos, ou mesmo que comprometam o andamento da feira.
Todos os animais que participa da feira ao entrarem no parque são submetidos pela admissão sanitária por agentes do Departamento de Vigilância e Defesa Sanitária Animal, que realizam uma criteriosa inspeção clínica, para comprovar a ausência de doenças infectocontagiosas ou de ectoparasitas.