Rural

Farsul lança painel que acompanha a renegociação de dívidas rurais

RS concentra 83% do valor renegociado no país até setembro

Prazo para contratar a renegociação termina em 12 de novembro.
Prazo para contratar a renegociação termina em 12 de novembro. Foto : Freepik

A Farsul disponibiliza um painel interativo que acompanha a renegociação de dívidas rurais prevista na Medida Provisória 1.376/2026. A ferramenta reúne os dados do Banco Central (SICOR) sobre as operações contratadas para quitar ou amortizar dívidas de produtores atingidos por eventos climáticos e pela queda de preços.

Os números mostram o peso do Rio Grande do Sul na medida. Até 30 de setembro, foram contratadas no Brasil 16,7 mil operações, que somam R$ 5,56 bilhões. Dessas, 15 mil foram no Rio Grande do Sul, com R$ 4,59 bilhões: 83% do valor e 90% das operações do país. No Estado, a taxa média ficou em 8,57% ao ano, com prazo médio de 9,6 anos. Sicredi e Banrisul respondem pela maior parte do volume gaúcho.

O painel permite filtrar os dados por estado, instituição financeira e programa de crédito. Também mostra a evolução mensal das contratações e a origem das dívidas renegociadas, e as consultas podem ser baixadas em Excel ou como imagem. Os dados serão atualizados semanalmente, conforme a publicação do Banco Central.

O prazo para contratar a renegociação termina em 12 de novembro.

Veja Também