Federarroz pede reavaliação de compras públicas de arroz importado
Pedido encaminhado ao Ministério da Agricultura e Pecuária solicita suspensão do leilão agendado pela Conab para a próxima terça-feira, dia 21
publicidade
Em reunião na quinta-feira, a Federação das Associação de Arrozeiros do Estado do Rio Grande do Sul (Federarroz) solicitou ao Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) a reavaliação da intenção do governo federal de importar até 1 milhão de toneladas de arroz da safra 2023/2024.
A primeira rodada dos leilões está agendada para a próxima terça-feira, dia 21, cujo edital foi publicado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Conforme o presidente da Frente Parlamentar em Defesa do Setor Produtivo do Arroz da Assembleia Legislativa, deputado Marcus Vinícius, o Mapa pediu prazo para avaliar o pedido.
O parlamentar disse que tomará medidas judiciais caso a União não recue da proposta.
Na semana passada, a Federarroz e outras entidades do setor divulgaram nota pública garantindo que “inexiste risco de desabastecimento de arroz ao mercado consumidor” em razão das cheias. Conforme dados da Emater/RS-Ascar, a área colhida no Estado já alcançou 86% da área plantada.