Rural

Feira de Máquinas e Tecnologia para a agricultura familiar destaca acesso dos pequenos às tecnologias

Evento realizado em Campinas (SP) reuniu mais de 4 mil visitantes e 100 expositores, além de realizar uma série de eventos

Nelson Franzone, da Kaatech, apresentou a máquina Açaí Bot, solução para a colheita automatizada e humanizada do açaí
Nelson Franzone, da Kaatech, apresentou a máquina Açaí Bot, solução para a colheita automatizada e humanizada do açaí Foto : Beatriz Mendes / Divulgação / CP

A primeira edição da Feira Nacional de Máquinas e Tecnologias para a Agricultura Familiar terminou na quarta-feira, 18, em Campinas (SP), estabelecendo-se como um marco de espaço de encontro entre produtores, empresas, inventores e instituições públicas.

Realizada pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) em parceria com a Embrapa e Conab, o evento reuniu mais de 4 mil participantes e 100 expositores que apresentaram ao público suas máquinas, implementos, protótipos e inovações adaptadas ao cotidiano e às condições da agricultura familiar.

A feira contou ainda com a comercialização de produtos sociobiosustentáveis, seminários, apresentações culturais e oficinas com o preparo de receitas de territórios tradicionais, com alimentos saudáveis de diferentes culturas.

Além da ampla participação, o evento se destacou como um marco inicial para a construção de um ambiente voltado à inovação e ao acesso às tecnologias no campo.

“Estamos em uma feira que fez muitos debates, com muitos movimentos sociais presentes e ao mesmo tempo a apresentação das políticas que são fruto da luta dos agricultores. Eu achei que vocês se sentiram em casa, abraçados, familiarizados e por isso eu quero parabenizar cada uma e cada um que vieram de cada pedaço do Brasil para conhecer essa feira, prestigiar, conhecer as novidades e levar de volta para o campo”, destacou Paulo Teixeira, ministro do MDA.

Novas regiões

O ministro ressaltou a possibilidade de realização de novas edições da feira, em diferentes regiões do país, ressaltando o potencial de expansão e consolidação no calendário do setor, fortalecendo a agenda de desenvolvimento sustentável e a aproximação entre políticas públicas, pesquisa e produção.

“A tarefa de reconstruir o Ministério foi uma tarefa árdua. Porque reconstruir, muitas vezes, é mais difícil do que construir do zero. Mas a gente trabalhou sob a liderança do ministro Paulo Teixeira, sabendo que cada dia era um dia a menos que a gente tinha para fazer a diferença para quem estava lá trabalhando no campo,” afirmou Fernanda Machiaveli, secretária executiva do MDA.

Inovação e tecnologia

Os mais de 100 expositores foram um dos principais atrativos da Feira, reunindo empresas e instituições que apresentaram soluções tecnológicas, máquinas, equipamentos, serviços voltados ao campo e produções autorais oriundas da agricultura familiar. Com 112 itens expostos, o público teve a oportunidade de conhecer de perto novas ferramentas que contribuem para o aumento da produtividade e melhora das condições de trabalho na agricultura familiar.

“Somos de Belém (PA) e trouxemos essa solução que é a colheita automatizada e humanizada do açaí. Como a colheita também é feita com crianças, a gente consegue solucionar algumas questões sociais como a diminuição do trabalho infantil e a evasão escolar, principalmente. Com a máquina, o peconheiro vai ter uma ferramenta na mão que vai beneficiar o trabalho dele e fazer com que ele não tenha mais esse risco de acidente, aumentando sua produtividade”, comenta Nelson Franzoni, gerente comercial da Kaatech, que produz o robô Açaí Bot.

Acordos firmados fortalecem o setor

No evento foram firmados acordos e parcerias entre instituições públicas e privadas, com foco no financiamento, na pesquisa e no desenvolvimento de novas tecnologias, com destaque para a assinatura de contratos com a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), totalizando R$120 milhões de investimentos em projetos que visam soluções inovadoras para impulsionar o crescimento do setor.

Premiações reconhecem inventos inovadores

A programação também contou com a entrega dos prêmios para os ganhadores do 1º Concurso Nacional de Inventos de Máquinas, Equipamentos e Implementos voltados à realidade da agricultura familiar. Ao todo, foram selecionados dez inventos de agricultores, cinco de pesquisadores e cinco de microempresas que receberam, cada um, R$10 mil como premiação.

A iniciativa, foi realizada pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) em parceria com a Embrapa, a Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater), e apoio da Fundação Banco do Brasil

Cozinha Show

Durante os três dias de evento, o Cozinha Show levou os saberes da culinária de povos e comunidades tradicionais (PCTs) para um ambiente de grandes inovações tecnológicas voltadas para a agricultura familiar. A Equipe Técnica da Cozinha Show preparou diferentes receitas ancestrais, entre bebidas, entradas, pratos principais e sobremesas, utilizando ingredientes oriundos de seus territórios tradicionais, da agricultura familiar, do campesinato e dos assentamentos da Reforma Agrária.

Saberes, sabores e fazeres

Outro destaque do evento foi a feira interna dedicada à comercialização de produtos da agricultura familiar. O espaço reuniu alimentos, artesanato e outros itens produzidos por agricultores familiares, fortalecendo a geração de renda e aproximando produtores e consumidores.

Linéia Loyola Martins, produtora do Café de Açaí, em Viana (ES), conta que sua participação dos seus produtos na feira foi um sucesso de vendas. “Nosso objetivo aqui é levar produtos saudáveis para as pessoas e todos que experimentaram gostaram. Queremos trazer o melhor para a saúde de cada um que experimenta o nosso café e nossa venda na feira foi um sucesso”, afirma.

Participação gaúcha

A Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Rio Grande do Sul (Fetag-RS) esteve no evento com o propósito de acompanhar as novas tecnologias disponíveis para o campo e, principalmente, dialogar com o governo federal e demais entidades sobre os principais desafios enfrentados pelos agricultores e pecuaristas familiares.

Para a Federação, a presença no evento é fundamental para contribuir na construção de ações que fortaleçam a agricultura e pecuária familiar, garantindo mais produtividade, qualidade de vida no campo e desenvolvimento para as comunidades rurais.

O engenheiro agrônomo da Fetag-RS Adrik Francis Richter que representa a entidade no evento, destaca a importância da iniciativa como um marco para o setor.

“A primeira feira de máquinas e equipamentos para a agricultura familiar é um momento histórico, pois reúne, em um único espaço, tecnologias de todo o país. Mais do que isso, cria um ambiente fundamental de diálogo entre agricultores, governo federal, setor de pesquisa e indústria, permitindo a construção de soluções e novas tecnologias que realmente atendam às diferentes realidades dos territórios”, ressalta.