Fenasoja celebra encontro entre famílias pioneiras
Descendentes do pastor Lehenbauer, que introduziu a soja no Brasil, e dos primeiros produtores a plantarem o grão estarão juntos no domingo
publicidade
Depois de ter sido adiada em razão dos problemas sofridos pelo Rio Grande do Sul nos meses de abril e maio, se inicia amanhã, finalmente, em Santa Rosa, na Região Noroeste, a Fenasoja 2024. A feira nacional comemora neste ano o centenário do cultivo da oleaginosa no Brasil e homenageia especialmente o pastor norte-americano Albert Lehenbauer, responsável pela introdução do grão na agricultura brasileira em 1923. Inicialmente, o cultivo era considerado pelos colonos como uma forma de melhorar o solo e também para ser usado na alimentação suína, sem que se imaginasse o potencial econômico que alcançaria. Hoje, a soja é a principal cultura de grãos do Brasil, com produção anual alcançando 160 milhões de toneladas.
Lehenbauer nasceu em 13 de fevereiro de 1891 em West Ely, no Missouri, nos Estados Unidos. Depois de formado em teologia, queria trabalhar na China, mas o estouro da Primeira Guerra o trouxe para o Estado, como religioso da Igreja Evangélica Luterana do Brasil. Em 1915, Albert chegou à região de Santa Rosa, onde constituiu família.
Recepção no parque
Na programação da Fenasoja, o grande dia será a próxima segunda-feira, dia 2 de dezembro. Nesta data, serão recebidos no parque no Parque de Exposições Alfredo Leandro Carlson, descendentes do pastor que vivem nos Estados Unidos. O grupo se encontrará com os descendentes de quatro famílias que receberam os grãos trazidos por Lehenbauer, para iniciar as primeiras lavouras de soja em solo gaúcho. Têm encontro marcado com os visitantes as famílias Bessel, Schwartz, Muller e Brakmann. Na ocasião, em um ato que ocorrerá às 19h no Centro de Eventos do parque, haverá o lançamento a publicação “100 anos da Soja no Brasil”.
“Será uma noite muito especial, pois teremos em Santa Rosa os familiares do pastor se encontrando com as famílias que iniciaram o plantio da soja”, destacou Dario Junior Germano, presidente do evento.
No domingo, dia 1º, a família norte-americana será recebida na Linha 15 de Novembro, onde acontecerá a inauguração do Marco Zero, um memorial da história da soja. Está sendo preparada uma cerimônia luterana para recepcionar os visitantes. A Fenasoja 2024 acontecerá de 29 de novembro a 8 de dezembro. A feira conta com 600 expositores e uma programação que incluirá rodadas de negócios, cultura, integração com o Mercosul e celebração do agronegócio.
Na terça-feira da semana que vem, dia 3, será entregue o Troféu Centenário da Soja. “Vamos reconhecer o trabalho dedicado ao desenvolvimento do agronegócio, através do cultivo da soja. Os homenageados são Walter Lehenbauer, neto do pastor Albert Lehenbauer; John Deere; AGCO e seus diretores Everton dos Santos e Fabrício Muller;Emater/RS e engenheiro agrônomo Paulo Kappel; Embrapa; Jerônimo Goergen, presidente da Acebra; Paulo Herrmann, embaixador voluntário da Fenasoja 2024; Sheun Ming Ling (in memorian), pela importante contribuição para o agronegócio mundial, com a primeira fábrica de óleos vegetais brasileira; e município de Santa Rosa, nas figuras do prefeito Anderson Mantei e vice Aldemir Ulrich.