Governo federal recria o Confert

Governo federal recria o Confert

Objetivo é revisar e implementar o Plano Nacional de Fertilizantes (PNF)

MDIC

publicidade

O governo federal recriou o Conselho Nacional de Fertilizantes e Nutrição de Plantas (Confert) para revisar e implementar o Plano Nacional de Fertilizantes (PNF). O objetivo é diminuir a dependência brasileira dos produtos importados. Segundo o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), a meta é reduzir a fatia dos importados no mercado dos atuais 85% para 50% até 2050.

O Confert será presidido pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) e contará também com os ministérios da Agricultura e Pecuária; Ciência, Tecnologia e Inovação; Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar; Fazenda; Meio Ambiente  e Mudança do Clima; Minas e Energia; além de Embrapa, Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil; Confederação Nacional da Indústria; e Petrobras.

“A dependência externa nessa área nos custa US$ 25 bilhões anuais – dinheiro que sai do país para gerar divisas e empregos no exterior. Vamos reverter esse quadro com investimento em pesquisa e tecnologia, sempre com muito respeito às questões ambientais e sociais”, afirmou o vice-presidente e ministro do MDIC, Geraldo Alckmin.

A meta-síntese do PNF é que essa dependência seja reduzida para algo entre 50% e 55% até 2050.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895