Rural

Ibraoliva leva à Espanha pleito de filiação ao Comitê Oleícola Internacional

Instituto participa de encontro oficial do COI em Úbeda

O COI é uma organização intergovernamental que promove o azeite de oliva e definir normas de qualidade, além de fiscalizar a autenticidade que envolve 95% da produção mundial
O COI é uma organização intergovernamental que promove o azeite de oliva e definir normas de qualidade, além de fiscalizar a autenticidade que envolve 95% da produção mundial Foto : Ibraoliva / Divulgação / CP

O presidente do Instituto Brasileiro de Olivicultura (Ibraoliva), Renato Fernandes, embarcou para a Espanha, para participar da 64ª reunião do Conselho Consultivo do Comitê Oleícola Internacional (COI). A agenda será realizada na terça-feira, 13 de maio, em Úbeda, na Espanha. O encontro tem o aval do Ministério da Agricultura.

Fernandes, informa que o objetivo da participação no evento será mostrar a intenção de o Brasil ocupar uma cadeira no órgão e poder assim contribuir para o desenvolvimento da olivicultura nacional.

“Embora a nossa participação se dê apenas como ouvintes, nossa presença demonstra o compromisso do Ibraoliva com o setor e a importância de estar representado nas atividades oficiais da entidade”, explica.

O presidente do Ibraoliva ressalta ainda que a viagem também será uma oportunidade para estreitar laços e fortalecer relações com outros países e instituições do setor. “Estamos confiantes de que essa participação contribuirá para o futuro da olivicultura brasileira e para o crescimento do Instituto Brasileiro de Olivicultura”, destaca.

O dirigente agradeceu a intermediação do Ministério da Agricultura e a disposição do órgão governamental em apoiar os produtores brasileiros. “A filiação do Brasil ao Conselho Oleícola Internacional é um passo importante para o avanço e crescimento da olivicultura no Brasil, uma cultura ainda em desenvolvimento no país. E a prova que o Ministério da Agricultura tem feito um importante trabalho no nosso setor, é o fato do Brasil ter sido convidado para participar do evento neste espaço privilegiado no X Salón Internacional del Aceite de Oliva (Síaove)”, conclui.

COI

Trata-se de uma organização intergovernamental que promove o azeite e as azeitonas de mesa, contribuindo para o desenvolvimento sustentável e responsável da olivicultura e do setor. O Comitê visa ainda promover o azeite de oliva e definir normas de qualidade, além de fiscalizar a autenticidade que envolve 95% da produção mundial.

Veja Também