Com o solo ideal e grande número de produtores da fruta de verão foi realizada, neste final de semana, a 1ª Festa da Melancia do Curuçu, área rural de Itaqui, na Associação Comunitária do Curuçu (ACC).
A atividade foi uma realização da Associação dos Produtores da Agricultura Familiar de Itaqui (APAFI), Universidade Federal do Pampa – Unipampa Itaqui, Emater-RS/Ascar e Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente (SAMAI). Além do apoio das empresas Camera Agroalimentos, Base Equipamentos e Agroped.
O evento contou com ao menos 70 produtores do Curuçu e de localidades próximas, como Itaó e Passo da Cachoeira.
A produção estimada da fruta do município é de 17,5 toneladas.
Na abertura do evento, houve uma roda de conversa organizada pelo professor universitário Paulo Silveira e a troca de experiências com o técnico agrícola Ivan Ananias.
Entre as atrações, os concursos de quem come melancia mais rápido e quem cultivou a fruta mais pesada.
E as mais pesadas foram:
1º - 20,322 kg – de Onório Carvalho
2º - 20,056 kg – de Marco Cruz
3º - 19,874 kg – de Irma da Silva
4º - 19,198 kg – de José Gladimir
5º - 18,342 kg – de Mara Carvalho
O prefeito Leonardo Betin destacou a iniciativa dos produtores e a excelência da cultura. Também participaram, o vice-prefeito Clóvis Ravarotto Corrêa; o titular da SAMAI, Lucian Del Fabbro; a engenheira ambiental, Thielly Tuparay; coordenador administrativo da Unipampa, Márcio Campos; e da Emater-RS/Ascar a chefe do escritório de Itaqui, Ana Eliza Fonseca, o chefe de Maçambará, Leonardo Carneiro, e o gerente regional adjunto, Carlos Eduardo Suertegaray.