Japão suspende compra de frango do MS após foco doméstico de gripe aviária

Japão suspende compra de frango do MS após foco doméstico de gripe aviária

Estado exporta 18,4% da sua produção de carne de frango in natura ao país

Correio do Povo

publicidade

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) confirmou, ontem, a suspensão japonesa da importação de produtos avícolas de Mato Grosso do Sul. A proibição ocorre após a confirmação de caso de gripe aviária em criação doméstica no município de Bonito (MS). De acordo com a pasta, em nota, a notificação do Japão é temporária, foi recebida na terça-feira e abrange as importações de carnes de aves, de subrodutos, de ovos e de aves vivas. O estado exporta 18,4% de sua produção de carne de frango in natura ao país.

A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) informou que, mensalmente, o MS exporta em torno de 2,5 mil toneladas de carne de frango para o Japão – equivalente a 0,7% das exportações mensais totais do Brasil. E lembrou que todas as empresas exportadoras do segmento presentes no estado contam com plantas em outras unidades federativas. "A expectativa é que haja uma reorganização do fluxo da exportação para que os impactos gerados pela decisão japonesa sejam minimizados", projetou a instituição.

A ABPA reforça que o Brasil segue  reconhecido como livre de Influenza Aviária pela Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA), pois não registra foco da doença em plantel comercial. E lembra que todos os órgãos internacionais de saúde humana e animal atestam que os alimentos não são transmissores da enfermidade. 


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895