Leilões de gado geral serão retomados nesta terça-feira
Feiras de terneiros ficaram temporariamente suspensas devido ao alagamento da sede da Procergs, em Porto Alegre, mantenedora do sistema de defesa sanitária animal do Estado

publicidade
Enquanto a Temporada de Outono dos leilões de genética bovina está temporariamente suspensa devido à tragédia climática no Rio Grande do Sul, os remates de gado geral e as feiras de terneiros voltam a se realizar partir desta terça-feira, dia 14.
A interrupção deve-se à paralisação dos sistemas operacionais mantidos pelo Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Rio Grande do Sul (Procergs), em Porto Alegre, como o da defesa sanitária oficial, ligado à Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi).
Segundo o presidente do Sindicato dos Leiloeiros Rurais e Empresas de Leilão Rural do Rio Grande do Sul (Sindiler), Fábio Crespo, a estimativa é que ocorram cerca de 50 remates de gado comercial e de ovinos na segunda quinzena do mês. Os eventos se concentram na porção Sudoeste do Estado, área pouco afetada pela tragédia e tradicional produtora de gado de corte.
“A gente inclui municípios como Uruguaiana, Quaraí, Rosário do Sul, São Gabriel, Caçapava do Sul, Lavras do Sul, Piratini, São Francisco de Assis, Herval, dentre tantos outros”, detalha Crespo.
Leilões de genética serão retomados em junho
A Temporada de Outono dos leilões particulares de genética bovina está prevista para ser retomada em junho, segundo o Sindiler. “O que foi adiado são os leilões de genética, como de fêmeas registradas, de touros, de prenhezes, além de todos os de cavalos”, esclarece Crespo.
A agenda de maio, entretanto, é substituída pela solidariedade. De acordo com o sindicato, associações de raça, cabanhas e empresas do agro de diversas regiões do Brasil mobilizam-se para arrecadar fundos e doações para as vítimas gaúchas.
“São criatórios de ovinos, bovinos leiteiros e empresas de diversas regiões. Vemos uma onda solidária que ecoará por muito tempo”, disse o presidente do Sindiler.
Na Parceria Leilões, por exemplo, a agenda solidária terá dois eventos nesta semana: o Martelo Solidário – edição #levantaRioGrande e o Agro Solidário. A leiloeira também integra o SOS Rio Grande Brangus, realizado pela Associação Brasileira de Brangus e pelo Núcleo Brangus Sul no dia 23 de maio.