Rural

Metroplan analisa criar linha de ônibus para reforçar alternativas de transporte para a Expointer

Logística de visitantes está sendo discutida entre organizadores da feira, que começa em 24 de agosto

Inundações causam restrições às operações da Trensurb desde maio
Inundações causam restrições às operações da Trensurb desde maio Foto : Seapi Divulgação / CP

A criação de uma linha de ônibus direta entre Porto Alegre e o Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, é uma das possibilidades cogitadas para reforçar o transporte público para a 47ª Expointer, que ocorre de 24 de agosto a 1º de setembro. A medida seria uma alternativa ao fato de estações da Trensurb estarem inoperantes desde maio, por motivo da calamidade das cheias, e foi sugerida pela Fundação Estadual de Planejamento Metropolitano e Regional (Metroplan) em reunião na quarta-feira com a organização da feira.

Participaram do encontro o secretário da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), Clair Kuhn, o presidente da Trensurb, Ernani Fagundes, e o diretor-superintendente da Metroplan, Francisco Hörbe. O secretário da Seapi destacou a importância da realização da Expointer para a retomada econômica do Estado, após a catástrofe climática, e mencionou a necessidade de reforço no transporte durante o período do evento, que atrai dezenas de milhares de pessoas da Capital e da Região Metropolitana.

“Queremos construir alternativas conjuntas para atender melhor às pessoas”, disse Kuhn.

Atualmente, as operações da Trensurb estão restritas entre as estações Novo Hamburgo e Canoas. A meta da empresa é retomar o serviço até a estação Farrapos, em Porto Alegre, até 20 de setembro. Como solução emergencial, Fagundes destacou que a companhia está contratando ônibus para integrar a estação Mathias Velho até o centro da Capital, sem custo adicional para os usuários do trem.

“A Expointer é nosso maior evento, nosso período de maior arrecadação, mas no momento, em razão das subestações de energia não estarem todas em operação, não conseguimos diminuir o intervalo das viagens, que hoje é de 18 minutos”, afirmou Fagundes.

A empresa vai contratar ônibus enquanto não estiver em operação plena, para completar a viagem no trecho entre Mathias Velho e centro de Porto Alegre. Para o período de Expointer, haverá incremento no número de ônibus, se necessário.

O diretor-superintendente da Metroplan, Hörbe, salientou na reunião a possibilidade de criação de uma linha de ônibus reforço para atender especificamente a Expointer. A linha seria direta entre Porto Alegre e o Parque Assis Brasil. O assunto será discutido em nova reunião entre Seapi e Metroplan, para avaliar necessidades e detalhes técnicos.

Veja Também