Passados 30 dias, os agricultores seguem nas rodovias em todo o Estado lutando pela securitização das dívidas do campo e novos financiamentos. Nesta sexta-feira foram registrados bloqueios em rodovias em Pântano Grande, Viadutos e Júlio de Castilhos. Esta última apoiada formalmente por comerciantes do município da região central. Para as manifestações são utilizadas faixas e em muitas vezes máquinas, como tratores, que bloqueiam a passagem de outros veículos nas rodovias, na maioria dos casos de maneira pacífica.
Em Júlio de Castilhos o trevo de acesso, na BR 158, na rodovia em direção à Santa Maria foi bloqueado no sistema pare e siga por máquinas. Os agricultores do Estado reivindicam um prazo maior para pagamento das dívidas, com redução de juros e medidas concretas dos governos Estadual e Federal que os auxiliem de um modo geral, pois a maioria teve várias perdas com as mudanças climáticas dos últimos anos.
Os agricultores já preparam novas manifestações e bloqueios para a próxima semana. Na segunda-feira, por exemplo, a expectativa é que mais de mil agricultores com cerca de 200 maquinários participem de um bloqueio de rodovia na região de Frederico Westphalen. Segundo os organizadores, agricultores de 16 municípios da região já confirmaram presença. A mobilização chamada de “Securitização Já! Pelo Futuro do Agro Gaúcho”, deve iniciar às 7h com a recepção de tratores e caminhões no trevo de entrada do município de Caiçara. Às 8h começa o deslocamento em direção ao Banco do Brasil da cidade. Com concentração em frente a agência a partir das 8h30min. No final da manhã, o tratoraço se desloca para Osvaldo Cruz. Os agricultores pedem a aprovação do projeto de lei 320 que fala do assunto. Para terça-feira e quarta-feira às grandes mobilizações devem ocorrem em Pelotas, no Sul do Estado.