Prazo para declarar o rebanho em 2023 entra na reta final

Prazo para declarar o rebanho em 2023 entra na reta final

Atualização obrigatória pode ser feita até 31 de outubro no site da Secretaria da Agricultura ou nas inspetorias agropecuárias

Correio do Povo

publicidade

Os pecuaristas gaúchos têm poucos dias para entregar a Declaração Anual de Rebanho à Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi). O prazo para cumprir com a obrigação sanitária prossegue até 31 de outubro (terça-feira da próxima semana). Quem a descumprir deverá pagar multas e terá a emissão das Guias de Trânsito Animal (GTA) bloqueada até que regularize a situação.

Este ano, as informações podem ser atualizadas tanto presencialmente - nas inspetorias ou nos escritórios de defesa agropecuária -, como pela internet. Na web, a declaração é realizada na plataforma “Produtor OnLine”, diretamente conectada ao Sistema de Defesa Agropecuária (SDA) e disponível em www.produtoronline.rs.gov.br. Os formulários são acessados com login e senha - os mesmos utilizados para a emissão das GTAs -, e são exibidos em computadores, celulares ou tablets. A declaração conta com planilhas para identificação do produtor e das características gerais da propriedade. Formulários específicos devem ser preenchidos para cada espécie de animal criado. 

Conforme a Seapi, até o momento, 50% das quase 380 mil declarações esperadas foram efetivadas e apenas quatro municííos chegam a 100%: Erval Grande, Mampituba, São Domingos do Sul e Severiano de Almeida. “Manter os dados atualizados é de extrema importância, porque todas as políticas públicas voltadas para a saúde animal são baseadas nessas informações”, explica a diretora do Departamento de Vigilância e Defesa Sanitária Animal (DDA) da Seapi, Rosane Collares. Os dados de acesso ao “Produtor Online” podem ser solicitados aos escritórios ou às inspetorias da Seapi. A pasta também disponibiliza um tutorial que pode ser conferido no site www.agricultura.rs.gov.br/declaracao.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895