Prefeitura anuncia Porto Alegre como a Capital Mundial do Churrasco

Prefeitura anuncia Porto Alegre como a Capital Mundial do Churrasco

Selo foi lançado durante primeira edição da Expochurrasco, que reuniu 6 mil pessoas no Parque Harmonia neste sábado

Lucas Keske*

publicidade

O final de semana que antecedeu o Dia Mundial do Churrasco, comemorado hoje, a Prefeitura de Porto Alegre lançou o selo que oficializa a cidade como a Capital Mundial do Churrasco. A marca foi apresentada pelo prefeito em exercício Ricardo Gomes, durante a primeira edição da Expochurrasco, realizada no sábado, no Parque Harmonia, na Capital. “Queremos propagar um título que é nosso. Temos as melhores casas de carnes, assadores, churrascarias, assim como todo o meio: da produção à mesa. Queremos espalhar nossa cultura e, assim, desenvolver a economia e turismo”, afirmou Gomes. O evento, que recebeu em torno de 6 mil pessoas, foi organizado pela Federação Brasileira das Associações de Criadores de Animais de Raça (Febrac) e pela Associação Gaúcha de Churrasqueiros e Chefs. 

Símbolo da cultura gaúcha, o churrasco evoluiu ao longo dos anos, mas não perdeu a tradição. Conforme o professor do curso de Gastronomia da UniRitter, Willian Zarpelon, o maior segredo para o sucesso do assado está na escolha da carne com procedência. Para comemorar a data, o professor recomenda cortes conhecidos como vazio, maminha e costela, os quais apresentam melhor custo-benefício. Aos que forem inovar, Zarpelon indica atenção para os acompanhamentos, como os novos sabores de farofa, batata rústica, legumes tostados na brasa e os queijos. “Assim, se otimiza o fogo para outras funções”, afirma. 

Uma medida de segurança é nunca adquirir produtos com coloração esverdeada, pois podem trazer risco de contaminação. Também ressalta que cortes com gordura muito amarelada podem ser provenientes de animais mais velhos, o que, na prática, resultam em carne mais dura. Para quem tem pouca experiência, a orientação é usar espetos tradicionais e pedaços pequenos de carne. Para Clarice Chwartzmann, que ministra um curso sobre o tema, o sucesso do churrasco está em seu planejamento, desde a compra dos insumos, passando pelo domínio do fogo e dos cortes.

*Sob supervisão de Nereida Vergara


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895