Rural

Produtores de Hulha Negra recebem mudas de butiá

Brotos da palmeira nativa foram produzidos pelo Centro Estadual de Diagnóstico e Pesquisa em Aquicultura de Viamão

Entrega simbólica de mudas de butiá ocorreu durante a Festa do Colono
Entrega simbólica de mudas de butiá ocorreu durante a Festa do Colono Foto : Fernando Dias / Seapi / CP

Agricultores de Hulha Negra receberam cem mudas de butiá, em continuidade do projeto de produção de brotos da palmeira nativa do Rio Grande do Sul desenvolvido pelo Centro Estadual de Diagnóstico e Pesquisa em Aquicultura de Viamão, órgão da Secretaria de Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi). A cerimônia ocorreu durante a 25ª Semana do Colono de Hulha Negra, realizada no fim de semana.

“Essa iniciativa vem para fortalecer a nossa agricultura familiar, pois nosso compromisso é com a diversificação das nossas propriedades”, afirmou a secretária da Agropecuária do município, Marciane Fischer.


Outras cem mudas devem ser distribuídas no município nos próximos meses, contemplando dez agricultores familiares. Além disso, uma oficina de capacitação para os produtores deve ser realizada em 2026, no início da próxima safra.

Veja Também