Rússia renova cotas de importação de carne bovina brasileira

Rússia renova cotas de importação de carne bovina brasileira

De janeiro a outubro, as exportações de proteína bovina e de aves atingiram 22,2% do total embarcado pelo Brasil para a Rússia

Correio do Povo

Carne de gado e de aves representaram 22% do total exportado pelo Brasil à Rússia de janeiro a outubro

publicidade

A Rússia renovou as cotas para a importação de carne bovina brasileira. Conforme informou, ontem, o Ministério da Agricultura e Pecuária, o país confirmou os parâmetros em 570 mil toneladas do produto, com tarifa reduzida de 50% para 15%, e 364 mil toneladas de carne de aves, com tarifa zero.

Cotas para importação de carne bovina também foram anunciadas pela União Econômica Eurasiática (UEEA). Segundo o Mapa, a fatia é de 124,5 mil toneladas com tarifa zero, que serão totalmente destinadas para processamento. Do total, 100 mil toneladas seguirão para o mercado russo e o restante será distribuído entre os quatro outros países membros (Belarus, Armênia, Cazaquistão e Quirguistão). A medida valerá de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2024.

Além das quotas já anunciadas, estão sendo discutidas medidas adicionais de interesse do agronegócio brasileiro. A Rússia considera instituir uma quota para importação de 1,2 bilhão de unidades ovos, com tarifa zero, válida para primeiro semestre de 2024. A tarifa de importação de ovos na União Eurasiática pode chegar a 15%.

As exportações brasileiras de carne bovina e carne de aves para o mercado russo somaram 278 milhões de dólares em 2022 e representaram 15,4% da pauta brasileira. Entre janeiro e outubro deste ano, o fluxo comercial já alcançou 250 milhões de dólares, atingindo 22,2% do total das exportações brasileiras para a Rússia.

Veja Também


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895