RS solicita apoio federal para habilitação de novas plantas frigoríficas gaúchas pela China

RS solicita apoio federal para habilitação de novas plantas frigoríficas gaúchas pela China

Pauta integrou agenda do Secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado, Ernani Polo, nesta quinta-feira, em Brasília

Thaise Teixeira

publicidade

O secretário de Desenvolvimento Econômico do Rio Grande do Sul, Ernani Polo, solicitou, ontem, apoio do Ministério da Agricultura (Mapa) para que a China habilite novas plantas frigoríficas de suínos, de bovinos e de aves no Rio Grande do Sul. O pedido foi levado ao secretário-executivo do Mapa, Irajá Lacerda, e integrou uma série de reuniões de Polo na capital federal.

A ação visa aproveitar a viagem do presidente Lula à China, prevista para ocorrer entre os dias 27 e 29 de março. “Nossa expectativa é que o reconhecimento do Estado como livre de aftosa sem vacinação possa ser lembrado durante a missão, já que abre portas à compra de carne suína com osso, ao envio de miúdos e à habilitação de plantas”, explicou. A comitiva presidencial deverá contar com empresários e representantes do governo gaúcho, como o diretor de Promoção Comercial e Relações Internacionais da Secretaria do Desenvolvimento, Evaldo da Silva Júnior. 

A viagem também é bastante aguardada pelas indústrias frigoríficas brasileiras, principalmente após a suspensão dos embarques de carne bovina à China desde fevereiro. A interrupção obedeceu o protocolo sanitário celebrado entre ambos os países após o Brasil confirmar um caso de Encefalopatia Espongiforme Bovina (EEB), conhecida popularmente como “mal da vaca louca”, no Pará. Com a chancela de um laboratório canadense credenciado à Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA) de que o caso da doença é atípico (não foi transmitido por outro animal), a expectativa é que, até a ocasião da visita, as compras sejam retomadas, já que a China absorve mais de 50% das exportações brasileiras de carne bovina. 


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895