Um prédio histórico de Santa Rosa está em reforma com recursos do do Fundo de Desenvolvimento e Defesa Sanitária Animal. A casa de madeira e alvenaria é a sede da Supervisão Regional de Santa Rosa e já abrigou o Escritório de Divisão de Terras e uma unidade do Exército no começo dos anos 1900. A obra está orçada em R$ 480 mil, a obra deve ser concluída em maio.
Para o presidente do Fundesa, Rogério Kerber, a reforma é uma forma de contribuir para o melhor atendimento dos produtores da região e fomentar o agronegócio. Além da Supervisão Regional, o prédio abrigará também a Inspetoria de Defesa Agropecuária de Santa Rosa.
A casa, muito importante do ponto de vista histórico, estava em condições difíceis de trabalho, por conta da precariedade da instalação elétrica e desgaste natural de um prédio de quase um século. Agora, através de projeto do Acordo de Cooperação entre o Fundesa e a Seapi, está recebendo atualização de instalações, telhado e recuperação das paredes de madeira, e posteriormente, receberá novos móveis e equipamentos.
A Supervisão Regional de Santa Rosa é uma das mais importantes pelo volume de produção de proteína animal da região, bem como da produção de grãos. Para o supervisor João Arthur Schwertz, a reforma do prédio representa um marco para os servidores e é um símbolo da defesa agropecuária.
“Tudo em prol da manutenção do nosso status sanitário, do aumento da produção e crescimento do agronegócio gaúcho”, finaliza.