Rural

Secretaria da Agricultura volta a emitir Guias de Trânsito Animal

Cadastro emergencial visa garantir alimento à população e renda ao produtor rural frente à catástrofe climática do RS

Foto : Jaelson Lucas /AEN / CP

A partir desta quarta-feira, dia 15, a Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi) emitirá emergencialmente as Guias de Trânsito Animal (GTAs) via as inspetorias veterinárias. A medida oficializada nesta segunda-feira visa manter o deslocamento de animais de produção para os frigoríficos e o ritmo de negócios entre produtores rurais das áreas não atingidas pela tragédia climática do Estado.

A obrigatoriedade do documento segue necessária tanto para abate e de bovinos como de suínos e aves, além de acompanhar pintos de um dia e ovos férteis. As solicitações serão analisadas caso a caso e as guias serão emitidas e enviadas em formato PDF ou impressas.

De acordo com a diretora do Departamento de Vigilância e Defesa Sanitária Animal (DDA) da Seapi, Rosane Collares, como o sistema operacional mantido pela Procergs está inoperante (devido à tragédia climática do RS), o cadastro será realizado na Plataforma de Defesa Sanitária Animal (PDSA-RS), mantida em convênio com o Fundesa e com a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

“Priorizamos a questão de abate para evitar o desabastecimento de alimentos e priorizamos o bem-estar animal, principalmente a questão de alojamentos e pintinhos de um dia e de suínos. Depois, fomos, gradativamente, evoluindo para outras demandas, como os leilões de gado, pois precisamos manter a economia girando”, explica Rosane.

Para obter a GTA neste modelo de contingência, o produtor precisará assinar um termo de compromisso, no qual garante a veracidade das informações prestadas à inspetoria.

“Ele firma um compromisso com o Serviço Veterinário Oficial de que realmente possui a quantidade de animais que está em sua ficha, dentro das faixas etárias e do sexo de cada um, e declara não ter nenhum impedimento ou bloqueio legal da propriedade que o impeça de comercializar o plantel”, explica Rosane.

A emissão das GTAs será extremamente criteriosa, assegura a diretora, já que a ferramenta não gera saldo para a plataforma oficial da Seapi. A atualização da plataforma oficial de controle será feita de maneira manual tão logo o data center da Procergs volte a operar com segurança.