A 18ª edição dos Jogos da Saúde é realizada neste final de semana em clima festivo e de competição no Sesc Protásio Alves, em Porto Alegre. Promovido pela Federação dos Hospitais e Estabelecimentos de Saúde do RS (Fehosul), em parceria com o Sistema Fecomércio-RS/Sesc, o evento reúne por volta de 400 atletas, que disputam competições esportivas de futebol society, com 17 times masculinos; futsal, com oito equipes masculinas e duas femininas; e vôlei de praia em duplas, com cinco equipes masculinas e duas mistas, sem a presença do feminino.
Os participantes incluem médicos, enfermeiros, técnicos e funcionários de hospitais e clínicas. “Háo caráter de competição nos Jogos, mas é uma maneira de este profissional sair um pouco daquele ambiente e pressão do trabalho e praticar uma modalidade”, disse o coordenador do evento, Elton Fofonka, também técnico em Esporte e Lazer do Sesc Protásio Alves.
Conforme ele, também é a primeira vez que os Jogos da Saúde têm a presença de brinquedos infláveis, escola do chimarrão, corte de cabelo e quick massage, todos gratuitos aos participantes. Neste sábado, ocorreram as etapas classificatórias para o futebol society e futsal masculino, e o vôlei já foi concluído. Neste domingo, iniciando às 9h e com previsão de encerramento no início da tarde, ocorrem as semifinais e finais das modalidades esportivas.
O motorista Alberi Almeida, que presta serviços para uma empresa que faz coletas para o Hospital São Lucas da PUCRS, atua como pivô em uma das equipes que já havia conquistado três vitórias nos jogos disputados. Ele veio acompanhado da esposa, a advogada Vivian Sangurgo, e da filha do casal, Jasmine, 2 anos.
A família é moradora de Viamão, na região Metropolitana. “É a primeira vez que participo e estou muito feliz por estar aqui. Não conhecia o evento antes. Cada membro do time joga em um time separado e desta vez resolvemos juntar os ‘melhorzinhos’ da turma”, comentou ele. Questionado se, com o bom desempenho, a equipe sairia com o título, Almeida preferiu manter a humildade. “Vamos ver, quem sabe. Estão nos deixando sonhar”, brincou.