Em três dias, pelo menos 20 mil pessoas devem passar pelo Centro de Eventos da PUCRS até o encerramento da terceira edição da Health Meeting, nesta quinta-feira. Considerada a maior feira internacional de saúde da região Sul do Brasil, em parceria com Sindicato dos Hospitais e Clínicas de Porto Alegre (Sindihospa), o evento que ocorre desde terça-feira segue até as 19h reunindo executivos, gestores e profissionais da área da saúde em busca de conhecimento e de oportunidades de negócios.
Gilmar Dalla Roza, CEO da feira, afirmou que a visitação nos estandes, palestras e workshops foi superior a do ano passado, e destacou a participação dos expositores e dos visitantes e a energia do pavilhão durante os três dias de evento. "A avaliação é altamente positiva. O Rio Grande do Sul efetivamente precisava de um projeto como esse", completa.
O evento também proporcionou grandes movimentações entre negócios. O maior da feira foi nesta quinta-feira, com a assinatura de um contrato de R$ 5 milhões com a Unicred Porto Alegre e o Hospital Divina Providência para aquisição de um equipamento da marca Philips, que será usado para o procedimento de hemodinâmica. "A gente sempre sonhou em ter grandes negócios na feira. A feira gera muitos negócios, e esse é um concreto, além de tantos outros que estão por aqui", afirma Dalla Roza.
Aline Jansen, head de inovação da HM, reforçou que a feira é de negócios, mas que, com a participação das startups, tem inovação como a cereja do bolo. "Quando a gente fala de negócios, o que as pessoas estão buscando na área de saúde são tecnologias que dão ganho de produtividade e que, ao mesmo tempo, tenham cuidado humanizado", afirma.
Dentro do espaço, a Arena Inovação e Conexões foi voltada para trazer tendências que estão revolucionando o mercado da saúde, em parceria com o Sebrae/RS e a Uni4Life, hub de inovação da Unicred Porto Alegre. A área também promove a batalha de startups, que investirá R$ 200 mil reais pela aceleradora de startups Venture Smart Capital para a grande vencedora, que também receberá mentoria. As ilhas institucionais contaram com exposição de 40 startups com o objetivo de fazer conexões, buscar parcerias e networking e gerar negócios.
Uma inovação desta edição da feira pelo setor de inovação foi a visita a três hospitais de Porto Alegre: Santa Casa, Hospital de Clínicas e Hospital Moinhos de Vento. "É difícil de conseguir entrar para fazer uma visita no hospital. Eles mostram também como são os setores, como são organizados, o que estão usando de tecnologia e inoação", diz Aline.
- Batalha de startups, tecnologias hospitalares e workshops são destaques do 2º dia do Health Meeting em Porto Alegre
- Inovação e tecnologia impulsionam a 3ª Health Meeting em Porto Alegre
- Indústria gaúcha apresenta Movimento Empresarial pela Saúde em evento que debate conectividade entre os setores
Visando proporcionar oportunidades de negócios e parcerias estratégicas para inovação na área da saúde, a terceira edição da feira contou com 23 eventos, mais de 3 mil inscritos para as palestras e mais de 40 startups participantes. Por mais que o evento ainda esteja ocorrendo, as discussões já estão voltadas à próxima edição, que já tem data e local: 22, 23 e 24 de setembro, na Fiergs. "Vamos aumentar o número de congressos, e com certeza a gente vai aumentar muito o número de marcas. A gente tem muita procura de pessoas que visitaram a feira e estão pedindo para reservar espaço", diz o CEO da feira.