A Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs), através do Sistema Fiergs, promoveu nesta segunda-feira a edição regional do Sesi Conecta Saúde 2025. O evento foi marcado pela apresentação do Movimento Empresarial pela Saúde (MES) no RS e promoveu ainda um debate sobre o futuro da saúde e os desafios das indústrias do setor. A iniciativa também serviu de aquecimento para o Health Meeting Brasil – Sindihospa 2025, que ocorre nos dias 21, 22 e 23 de outubro, no Centro de Eventos da PUCRS.
A apresentação do movimento foi feita pelo superintendente de Saúde da Indústria do Serviço Social da Indústria (Sesi-Nacional), Emmanuel Lacerda. Ele destacou que a indústria é um dos principais setores que mantém em funcionamento as operações de saúde privada no Brasil, com cerca de 50% dos usuários de planos de saúde. Por isso, ele reforçou que o movimento empresarial busca criar uma agenda integrada entre os setores, com foco na qualidade e na sustentabilidade.
“É nossa função social que seja entregue como resultado uma melhora na saúde e na qualidade de vida das pessoas. O que se espera desse trabalho é que consigamos que a população brasileira, que os trabalhadores de indústrias e suas famílias tenham o melhor em termos de saúde. Isso é que justifica que estejamos puxando essa agenda. O RS é um estado muito relevante nisso, em termos de PIB e de empregabilidade”, citou Lacerda.
- Como o Dmae se prepara para obras que deixarão 480 mil pessoas sem água nesta terça em Porto Alegre
- Mercado financeiro reduz previsão da inflação para 4,7%
- Campanha de Multivacinação já aplicou mais de 43 mil doses em Porto Alegre
A palestra de abertura do Sesi Conecta Saúde 2025 foi promovida pela diretora-geral do Sesi-RS, Susana Kakuta. Ela destacou a relação entre a indústria gaúcha e o setor de saúde, principalmente relacionado com o desenvolvimento e fornecimento de equipamentos para hospitais e clínicas de saúde. “Quando falamos em conectividade entre os setores, estamos pensando em fazer surgir uma indústria de transformação, em criar oportunidades e dar valor para isso”, completou.
O evento ainda contou com a palestra “O futuro da saúde: o que vem com a IA?”, conduzida pelo expert em futuros, Tiago Mattos, e com o debate chamado de “O que te conecta com o futuro da saúde?”, que contou com a mediação de Susana Kakuta. Houve ainda a entrega da premiação do Selo Sesi Boas Práticas em Saúde e Bem-Estar 2024/2025, que reconhece práticas relacionadas a ambientes de trabalho saudáveis dentro de indústrias gaúchas.
Sesi Conecta Saúde 2025