Nesta sexta-feira, estacionou em Pelotas uma das carretas do programa Agora Tem Especialistas, uma iniciativa do governo federal que inicia uma nova etapa do atendimento móvel a pacientes do SUS. No local são ofertadas consultas, exames e serviços voltados à prevenção e ao diagnóstico do câncer de mama e de colo do útero, neste Outubro Rosa. No total, 28 carretas do programa estarão em funcionamento em 22 unidades federativas, levando atendimento especializado a diferentes regiões do país. Cada unidade permanecerá por pelo menos 30 dias em cada localidade antes de seguir para outras cidades brasileiras. Todos os pacientes atendidos são previamente agendados.
O consultório ginecológico das carretas do Agora Tem Especialistas conta com ambiente climatizado destinado à realização de atendimentos clínicos e procedimentos de diagnóstico; sala de espera externa em tenda climatizada, com capacidade para no mínimo 60 pessoas sentadas simultaneamente, TV de 42 polegadas, além de bebedouro com fornecimento de água potável. As carretas têm, ainda, sala de pequenos procedimentos ambulatoriais, central de material esterilizado e sala de acolhimento e pré-exame.
"O programa Agora Tem Especialistas está levando carretas de mamografia e de exames especializados em saúde da mulher para todas as regiões do país. É uma ação que amplia o acesso a consultas, exames preventivos e diagnósticos de câncer de mama e de colo do útero, ajudando a reduzir o tempo de espera no SUS", afirmou o ministro da Saúde, Alexandre Padilha. O objetivo do programa do governo federal é reduzir o tempo de espera no SUS por atendimento especializado.
Para prevenção e diagnóstico de câncer de mama, as carretas oferecem mamografia e ultrassonografia mamária bilateral. Já os procedimentos para rastreamento de câncer de colo do útero, as unidades contam com colposcopia; biópsias e exames anatomopatológicos, além de procedimentos terapêuticos. E para a saúde ginecológica de modo geral, as mulheres têm à disposição ultrassonografia transvaginal e pélvica.
Iniciativa do Ministério da Saúde e da Agência Brasileira de Apoio à Gestão do Sistema Único de Saúde (AgSUS), as carretas do Agora Tem Especialistas ampliam o acesso a cuidados especializados, garantindo atendimento em vazios assistenciais, como locais de difícil acesso e com pouca estrutura de saúde. Já a marcação das consultas e o encaminhamento dos pacientes para o atendimento móvel ficam a cargo das secretarias de saúde dos estados e municípios onde as carretas estão localizadas.
Ao longo de 30 dias, mais de 42,5 mil pacientes devem ser atendidas nas 28 carretas totalmente estruturadas com insumos, medicamentos e equipe multiprofissional. Os médicos, enfermeiros, técnicos, recepcionistas e agentes do cuidado estarão no local para realizar cerca de 130 mil procedimentos no período. Para essa ação no Outubro Rosa, R$ 18,9 milhões em recursos federais foram investidos.
- Remadoras que venceram o câncer aprendem a salvar vidas em curso do Hospital de Clínicas
- Câncer de mama em jovens aumenta e reforça importância do diagnóstico precoce
- Anvisa determina apreensão de medicamentos contra câncer falsificados
- Caminhada das Vitoriosas do Imama pinta de rosa as ruas de Porto Alegre
- Exposição de fotos retrata mulheres que venceram o câncer de mama em Sapucaia do Sul