Saúde

Passo Fundo ganhará duas novas Unidades Básicas de Saúde

As obras ocorrem nos bairros Maggi de Cesário e Nossa Senhora Aparecida ampliarão o acesso dos moradores aos serviços de Atenção Primária

A previsão é que as obras sejam concluídas até o final do primeiro semestre de 2026
A previsão é que as obras sejam concluídas até o final do primeiro semestre de 2026 Foto : Michael Sanderi / Prefeitura de Passo Fundo / CP

Passo Fundo, no Norte do Estado ganhará mais duas unidades básicas de saúde. O objetivo das construções e ampliar a estrutura da atenção primária à saúde na cidade. As obras estão localizadas nos bairros Maggi de Césaro e Nossa Senhora Aparecida.

Os projetos, geridos pela Secretaria Municipal de Planejamento, integram o plano do município que visa levar os serviços mais próximo das comunidades. "Estamos investindo em estrutura, equipes e atendimento de qualidades. As duas novas UBS representam mais cuidado perto de casa, mais prevenção", destaca o prefeito Pedro Almeida.

As duas obras seguem o mesmo modelo, com área de intervenção de mais de 400m2 cada e devem ser concluídas até o final do primeiro semestre de 2026. Elas integram o investimento de mais de R$ 25 milhões, que visam qualificar as estruturas físicas das unidades de saúde da cidade.

Localizada na rua Renato Souza Santos, a unidade do bairro Maggi de Cesário teve sua ordem de serviço emitida em 8 de outubro, e a execução se encontra em 4,24%. Na mesma data foi emitida a ordem de serviço do posto que será instalado na rua Olinda, que está 6,53% concluída. Cada uma destas unidades possui porte para composição de duas equipes de Atenção Primária. Desta forma, a capacidade de atendimento é para até seis mil, contudo, poderá chegar até nove mil, conforme estabelecem as normativas do Ministério da Saúde. Após a conclusão das obras, Passo Fundo passará a contar com 40 unidades básicas de saúde.

Veja Também