Com o objetivo de preparar-se para a atuação integrada na resposta a eventos climáticos extremos, o Exército Brasileiro irá realizar o Exercício Simulado de Ajuda Humanitária Jacuí. A atividade ocorrerá nesta quarta e quinta-feira em Eldorado do Sul, na região Metropolitana, mobilizando diferentes forças de segurança da Coordenação entre a 6ª Divisão de Exército, Defesa Civil municipal e estadual, Secretaria da Reconstrução e Resiliência Climática, Corpo de Bombeiros e Brigada Militar do RS.
O efetivo será composto por mais de 600 servidores, sendo 594 militares e agentes civis e 35 agentes do gabinete de crise do Rio Grande do Sul, além de 101 viaturas, cinco botes e um helicóptero. Estão previstos resgates fluviais, com viaturas terrestres e com helicóptero, além de outros incidentes que envolvem um desastre.
O principal objetivo do simulado é colocar em prática os ensinamentos da Operação Taquari, missão de ajuda humanitária e emprego de Forças Armadas em resposta às enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul em maio de 2024, afirmou o comandante da 6ª Divisão de Exército, general de divisão Flávio Moreira Mathias, em coletiva de imprensa nesta terça-feira.
“No desastre dessas proporções que a gente verificou, a resposta do Estado brasileiro tem que ser única. Nos níveis federal, estadual e municipal, todas as agências, instituições, órgãos e a própria sociedade são envolvidas. Esse exercício procura estreitar esse relacionamento, aumentar essa integração de forma que quando a gente tenha que atuar, cada um conheça as suas capacidades, e a gente possa ter o melhor resultado possível”, disse.
O subchefe da Coordenadoria estadual de Proteção e Defesa Civil, coronel Santiago Dias de Castro, ressaltou que, apesar de todos os agentes saberem o que fazer diante de um desastre, a atuação conjunta pode otimizar o trabalho. "A articulação entre os órgãos é uma responsabilidade da Defesa Civil. Porém, todos os órgãos, sejam federal, estadual ou municipal, precisam estar irmanados com com protocolos conhecidos, nivelados entre si, para que a gente use os meios de forma mais racional e responda melhor".
A Polícia Militar irá atuar no resgate aéreo. O coronel de Polícia Militar, Alessandro Augusto Bernardes dos Santos, destacou que as aeronaves são fundamentais para os resgates. “Elas nos dão agilidade e dão segurança para a população também, porque também são utilizadas para transporte de tropas nos locais onde a gente tem que atuar. A sinergia é que faz o sucesso do trabalho”.
Confira a programação do simulado:
- Quarta-feira, 1º de julho
9h - resgate fluvial nas águas da Praia de Sol Nascente
13h - resgate fluvial nas águas da Praia do Sol Nascente com emprego de viatura blindada de transporte de pessoal
15h - resgate motorizado no bairro Sans Souci com emprego de viatura de transporte especializado e viatura blindada de transporte de pessoal
- Quinta-feira, 2 de julho
9h - defesa química, biológica, radiológica e nuclear: simulação de contaminação nas instalações do Instituto de Pesquisas Veterinárias Desidério Finamor
9h - resgate fluvial na Praia de Sans Souci
13h - resgate fluvial na Praia de Sans Souci com emprego de viatura blindada de transporte de pessoal
- Defesa Civil alerta para chances de inundações no norte do RS
- Primeira chuva volumosa do El Niño chega ao RS neste sábado
- Defesa Civil promove debate sobre preparação para El Niño