Como parte das ações emergenciais para enfrentar a epidemia de dengue, o Exército Brasileiro realizou a montagem de barracas com piso elevado em unidades de saúde estratégicas de Porto Alegre. As estruturas foram instaladas nas unidades Santa Fé, Camaquã, Modelo, Primeiro de Maio e Timbaúva e devem entrar em funcionamento no início da próxima semana.
As barracas servirão como estações de hidratação, com o objetivo de ampliar o atendimento a pacientes com sintomas da doença. De acordo com a coordenadora interina da Região Norte de Saúde, Fernanda Chassot, a medida busca aliviar a pressão sobre as unidades de saúde, que continuam atendendo não apenas casos de dengue, mas também gestantes, hipertensos, diabéticos e outros pacientes de rotina.
“A gente está tendo um aumento da procura pelas unidades, porque a gente não deixa de fazer os outros atendimentos que já são de rotina. Então, maior procura, a gente precisa elencar lugares onde a gente possa ter uma ajuda dessa estrutura. As barracas permitem melhorar o atendimento, ajudando a desafogar as unidades que estão muito infladas”, explicou Fernanda.
A escolha dos locais levou em conta o crescimento das notificações de casos, especialmente em regiões da Zona Norte. “As barracas foram instaladas em locais estratégicos para atender o aumento da demanda. Em algumas unidades, como no Passo das Pedras 2, gostaríamos de instalar, mas não foi possível pela falta de espaço físico adequado”, detalhou.
A instalação das estruturas se soma a outras ações como mutirões de limpeza, visitas domiciliares, aplicação de inseticida e campanhas de orientação, que vêm sendo intensificadas diante do avanço da doença na cidade. Porto Alegre já contabiliza mais de 23 mil casos suspeitos, 5 mil confirmados e agora soma quatro mortes em decorrência da dengue.
A confirmação do quarto óbito reforça, segundo Fernanda, ainda mais a necessidade de conscientização da população. “A dengue é uma doença totalmente evitável. A mortalidade dela é evitável. A gente só consegue evitar se eliminar os criadouros. Por isso, é fundamental que todos cuidem do seu espaço e do entorno onde moram”, alertou a coordenadora.
Além da instalação das estruturas, militares começaram a ser capacitados para atuar ao lado das equipes da Secretaria Municipal de Saúde. Na quinta-feira, (24), o 3º Batalhão da Polícia Militar sediou a capacitação dos 40 militares que irão às ruas com os agentes de combate à endemia, realizando ações de orientação e mobilização. Já na sexta-feira, foi a vez da capacitação específica para a aplicação de inseticida, fortalecendo as estratégias de bloqueio nas áreas com maior número de casos.
“A parceria com o Exército é fundamental em momentos de maior incidência da doença. A união de esforços é essencial para que possamos ampliar as ações preventivas e proteger a população”, destacou o secretário de Saúde, Fernando Ritter.