Plantas inéditas de Oscar Niemeyer estão em exposição na Associação Médica do RS

Plantas inéditas de Oscar Niemeyer estão em exposição na Associação Médica do RS

Mostra reúne 23 plantas maquetes, fotos e linha do tempo da história do arquiteto

Correio do Povo

Plantas inéditas do Oscar Niemeyer estão em exposição na Associação Médica

publicidade

O ponto em comum da história da medicina com o arquiteto Oscar Niemeyer revelado em um evento aberto ao público. Inaugurada na segunda-feira na Associação Médica do Rio Grande do Sul (Amrigs), a exposição  “À Frente do Tempo - Oscar Niemeyer, apresenta pela primeira vez 23 plantas que compõem o projeto arquitetônico realizado por Niemeyer para a própria Associação Médica em 1974, enquanto exilado em Paris, na França. O projeto nasceu da ambição da classe médica em construir uma grande sede que representasse e acolhesse os profissionais da Capital e principalmente do interior do Estado, as especialidades médicas e os inúmeros congressos e eventos socioculturais que viessem a acontecer na cidade. O Centro Amrigs foi projetado na época para ser o primeiro Centro de Eventos do Rio Grande do Sul.

Já no primeiro dia, o evento atraiu muitos visitantes.O presidente da Amrigs, Gerson Junqueira Jr, ressaltou que esta é uma história que orgulha a classe médica. “Oscar Niemeyer foi um ícone da arquitetura brasileira e mundial com grande capacidade de criar edifícios, casas e complexos em estilo moderno, mas mantendo uma identidade individual. O desenho da nossa estrutura, ainda que não tenha sido totalmente executado conforme o plano inicial, traz em sua essência essa característica”, ressaltou.

 O curador-geral, Rodrigo Marroni,  presidente do Instituto Niemeyer, Paulo Sergio Niemayer, presidente do Cau-RS, Tiago Holzmann da Silva, e presidente da Amrigs, Gerson Junqueira Jr.Foto: Fabiano do Amaral

Além das 23 plantas inéditas assinadas, a mostra traz uma maquete e um tour virtual 3D realizados a partir do projeto original e produzidos especialmente para a ocasião. Os visitantes poderão contemplar também um grande painel informativo com fotografias e trechos de jornais da época, assim como objetos e uma linha do tempo ilustrativa com algumas obras icônicas do renomado arquiteto.

A exposição “À Frente do Tempo - Oscar Niemeyer” tem curadoria de Rodrigo Marroni. É promovida pela Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS) em parceria com o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul (CAU-RS) e vai até 30 de junho de 2023. O projeto arquitetônico apresentado nesta exibição é um patrimônio cultural. Na terça-feira, a palestra "O Traço de Niemeyer", com o arquiteto  Paulo Niemeyer, bisneto do renomado Niemeyer, com quem chegou a trabalhar em parceria, vai ocorrer na sede da Amrigs, às 19h30min. 

 


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895