A dedicação de colaboradores, alunos, professores e pessoas da comunidade durante a enchente de maio de 2024 agora está eternizada em frente ao Prédio 6 do campus Canoas da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra).
Uma placa foi instalada no local em agradecimento e reconhecimento aos esforços empreendidos durante os 64 dias em que a Ulbra serviu como abrigo para mais de 8 mil pessoas, com os seguintes dizeres: "Nossa gratidão aos voluntários que, com coragem e solidariedade, apoiaram o povo gaúcho e essa instituição durante as enchentes de maio de 2024." A homenagem contou com a participação do governador Eduardo Leite.
O presidente da Aelbra (mantenedora da Ulbra), Carlos Melke, destacou que é um momento de reconhecimento, pois o mês de maio de 2024 jamais será esquecido. "O Rio Grande do Sul sofreu, Canoas sofreu. Mas, também foi um tempo de solidariedade. Em questão de horas, e com a ajuda de todos, erguemos aqui o maior abrigo do Estado, o maior abrigo de vítimas de eventos climáticos da América Latina. Vocês transformaram uma tragédia em testemunho de humanidade e solidariedade. A gratidão será eternizada e está gravada não apenas no metal, mas na memória coletiva de um povo que virou exemplo de resiliência. Em nome da nossa instituição, agradeço a cada voluntário, a cada gesto, a cada vida alcançada."
O governador Eduardo Leite comentou sobre o importante papel da Ulbra no acolhimento aos gaúchos. "A Ulbra não esperou demanda, imediatamente abriu as portas, se mobilizou e ajudou milhares de famílias. Um grande exemplo de solidariedade que deve estar presente em cada um de nós individualmente e nas instituições. Cada gesto, cada vida alcançada fez diferença. E isso renova em mim a fé no ser humano", acrescentou o governador.
O prefeito de Canoas, Airton Souza, lembrou dos primeiros momentos em que as águas entraram em Canoas, atingindo 70 mil residências, o Pronto Socorro e 21 mil empresas. "Hoje é um dia de gratidão, reverência e de reconhecimento. Ficaram muitas imagens, mas nada mais forte do que a solidariedade. Parabéns a todos que se envolveram. Canoas vai superar as dificuldades e voltar a crescer."
Em uma fala emocionada, o capelão-geral da Aelbra, Maximiliano Wolfgramm Silva, lembrou que o espaço de aprendizagem se transformou num local de acolhimento, onde gestos singelos revelaram um relevante trabalho social.
Em maio de 2024, o campus Canoas se tornou uma grande central de solidariedade. A estimativa inicial era de receber 300 pessoas. Em menos de 24 horas, a Universidade transformou-se em uma cidade com os seus prédios acolhendo milhares de famílias e mais de 3 mil animais. Helicópteros da Força Aérea Brasileira pousavam a todo momento na instituição trazendo crianças, adultos e idosos resgatados.
Ambulatórios foram instalados, houve atendimento especializado, auxílio jurídico, encaminhamento para emissão de documentos perdidos e a orientação quanto aos benefícios concedidos pelos governos. As ações de solidariedade e acolhimento reforçam o compromisso social e os princípios praticados pela Ulbra em seus mais de 50 anos de história.
- Lajeado isenta taxa de demolição para imóveis atingidos na enchente
- Sistema Fiergs trata de soluções para reconstrução de pequenas e médias empresas após a enchente
- Campanha para herói da enchente segue mobilizando Bento Gonçalves
- Fundação Banco do Brasil investiu R$ 46 milhões em ações estruturantes e projetos de reconstrução no RS
- Prefeito de São Leopoldo e secretário nacional de habitação alinham plano de moradias para atingidos por enchente