A deputada Erika Hilton (PSOL-SP) disse, em publicação nas redes sociais, que começou a recolher assinaturas e protocolou neste sábado, 17, requerimento para criar uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investigue a atuação das big techs durante as eleições.
Na sexta, a Meta - dona do Facebook, Instagram e WhatsApp - admitiu que 'falhas técnicas' afetaram a campanha do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para o Palácio do Planalto.
A empresa, contudo, negou interferência política no pleito, alegou que os problemas foram rapidamente corrigidos e que o candidato Flávio Bolsonaro também relatou falhas. Para a abertura da CPI na Câmara dos Deputados, são necessárias ao menos 171 assinaturas.
A deputada disse que está colhendo as assinaturas necessárias 'para que, independentemente de qual seja o resultado das urnas, as big techs sejam investigadas'. Em publicação no X neste sábado, Erika Hilton afirmou acompanhar 'abusos cometidos por empresas como a Meta' e que 'tudo indica que as eleições brasileiras estão sofrendo interferência de bilionários estrangeiros'.
Segundo O Globo, o Ministério da Justiça e Segurança Pública já acionou a Agência Nacional de Proteção de Dados (ANPD) e o Ministério Público Federal (MPF) para apurar possíveis irregularidades nas práticas de moderação de conteúdo da Meta.
