Eleições

Lula: não vamos deixar que nossa energia seja usada para data center

Presidente afirmou durante campanha em Santa Catarina que empresas terão de construir usinas para abastecer centros de dados no País

Lula afirma que energia de cidadãos não será usada para data centers
Lula afirma que energia de cidadãos não será usada para data centers Foto : Ricardo Stuckert / PR / CP

O candidato à reeleição, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, disse, durante ato de campanha em Santa Catarina, que o programa de incentivo ao desenvolvimento de data centers, o Redata, deve atrair investimentos da ordem de R$ 500 bilhões. Segundo ele, o País tem tudo para ser um grande polo desse setor por ser abundante em energia renovável.

Mas ele ressaltou que, pelo projeto, as empresas que vierem para o Brasil terão que construir as suas usinas para abastecer os seus centros. "Não vamos deixar que a energia produzida vá somente para o data center, quem quiser vir pra cá terá que investir na construção em energia renovável", disse o presidente.

Lula também exaltou a sanção da Lei de Minerais Críticos e terras raras e disse que o Brasil conhece apenas 30% de seu território e mesmo assim é a segunda maior reserva de terras raras do mundo, perdendo apenas para a China. Em pronunciamento, Lula criticou a ingerência externa e exaltou as riquezas naturais do Brasil.

"Mas não temos tecnologia para explorar, por isso, temos que ter cursos em nossas universidades, para ter mais capacidade do que o chinês", afirmou. "Queremos vender chip, bateria, queremos exportar inteligência, conhecimento. Por isso temos que ter informação e investimento em pesquisa".

"Prometo a você e à minha consciência que em 10 anos esse País não estará devendo nada para formar um engenheiro ou cientista, não queremos ficar na guerra entre China e EUA, queremos formar os jovens", complementou.

Veja Também

Lula também falou das políticas que seu governo fez para o agronegócio e disse que abriu 693 mercados para o setor, dentre eles, para a produção de proteína animal. O Senado aprovou um projeto para atrair um "boom" de data centers no Brasil, visando o potencial energético do País.

Santa Catarina é um dos Estados que mais produzem carnes suína e de frango. "Sabe quantos mercados eu abri para carne de aves e derivados? 34 novos mercados de exportação. Para carnes suínas e derivados, 25 mercados para vender os nossos produtos, bovinos e derivados, 37, pescados, 22 novos mercados", detalhou.

"Somando as 4 proteínas aqui em Santa Catarina, foram 118 mercados que o Lulinha, que eles não gostam, abriu para venderem os seus produtos. O problema com agronegócio é porque eu sou nordestino, não por dinheiro. Porque nunca houve tanto crédito para o agro como agora", argumentou Lula.

Segundo ele, a escolha do candidato Gelson Merísio ao governo estadual pelo PSB foi feita para dialogar com o agronegócio. Mais uma vez, Lula chamou a militância para entrar mais firme no debate há duas semanas do primeiro turno das eleições.

"Agora é a hora da verdade. Nada de fazer lacração. Não tem que votar por você, vote pelo seu neto, filho, pelo futuro do País. Não fiquei sentado. Se a gente tem a chance de escolher o melhor, vamos escolher. Por que deixar o pior entrar em campo?", finalizou o presidente.

FAQ - Eleições

Tire todas as suas dúvidas sobre o processo eleitoral.

Especial Eleições

Simulador de urna eletrônica