Eleições

PT pede ao TSE extensão do horário de votação até 19h em mais 9 Estados além da Bahia

Coligação argumenta problemas no deslocamento de eleitores aos locais de votação

Prorrogação já tinha sido solicitada para os dois maiores colégios eleitorais da Bahia
Prorrogação já tinha sido solicitada para os dois maiores colégios eleitorais da Bahia Foto : ANTONELLO VENERI / AFP / CP

A coligação 'Brasil Pronto Pra Mais', do presidente e candidato à reeleição Luiz Inácio Lula da Silva (PT), pediu ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) a extensão do horário de votação nos Estados do Piauí, Paraíba, Paraná, Pará, Rio de Janeiro, São Paulo, Alagoas, Pernambuco e Roraima devido a problemas no deslocamento de eleitores até o local de votação.

O pedido é que o encerramento da votação nesses locais passe das 17h para as 19h deste domingo. “Subsidiariamente, a determinação a todos os juízos eleitorais das localidades afetadas para que, às 17h, as senhas previstas no art. 153 do Código Eleitoral sejam distribuídas a todos os eleitores presentes no local de votação, inclusive nas áreas externas e no acesso ao prédio”, diz a petição. A campanha de Lula já havia pedido ao TSE a prorrogação da votação em Salvador, Feira de Santana e Lauro de Freitas, três dos maiores colégios eleitorais da Bahia. O motivo é a redução na frota de ônibus em funcionamento dos municípios, o que prejudica o deslocamento de eleitores.

O Procon da Bahia identificou 544 ônibus parados, mas aptos a operar, em garagens de empresas de transporte público em Salvador neste domingo. Em 2023, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu que o poder público tem a obrigação de fornecer transporte gratuito no dia das eleições. Também proibiu que os municípios reduzam a oferta de transporte coletivo.

A coligação ainda pede que seja determinado à Polícia Federal (PF) e às demais autoridades policiais para que “efetuem a prisão em flagrante dos responsáveis pelo embaraço ao exercício do sufrágio”. No início da tarde, o presidente do TSE, Kássio Nunes Marques, não descartou a possibilidade de estender o horário de votação em meio à redução na oferta de ônibus em três municípios da Bahia neste domingo.

Questionado por jornalistas sobre o tema, o ministro afirmou que é preciso “se debruçar e detectar qual é o nível de problema que está acontecendo na Bahia” e disse que o órgão estava aguardando o relatório.

FAQ - Eleições

Tire todas as suas dúvidas sobre o processo eleitoral.

Especial Eleições

Simulador de urna eletrônica