Rolava o ano de 2010 e o Internacional estava na crista da onda: bicampeão da Libertadores e com vaga no Mundial de Clubes em Dubai. O comerciante de Canela Osmar Müller, hoje com 77 anos, não teve dúvidas. Resolveu pintar a nova casa quase na beira da praia de Curumim toda de vermelho e branco, as cores de seu time do coração. Mas a residência ao lado, separada por um muro de apenas um metro de altura, é de propriedade de torcedores do Grêmio, sendo a aposentada gremista Eli Medeiros da Silva, 79 anos, o expoente principal dos gremistas.
Eli garante que a história não é bem assim, de ter sido Osmar o protagonista. “A gente já estava pintando a casa de azul e eles pintaram de vermelho depois”, diverte-se. Bem, só uma máquina do tempo para ver quem foi o pioneiro, mas ela tascou a cor do Tricolor na residência. E de lambuja colocou um enorme distintivo do Grêmio na parede principal. Começava assim a disputa das casas de temática Gre-Nal no litoral gaúcho.
As casas viraram referências da praia. E atraem turistas que param, elogiam e tiram fotografias. Para Osmar e Eli não existe rivalidade maior do que o clássico Gre-Nal. Neste domingo, os moradores das casas que representam Internacional e Grêmio estarão atentos ao primeiro Gre-Nal de 2026, válido pela quinta rodada do Campeonato Gaúcho, a partir das 20h, no Estádio Gigante da Beira-Rio.