Nova lógica de consumo: como a Geração Alfa está influenciando decisões de compra

Para conquistar os nativos digitais, varejo e shoppings precisam unir inovação, experiência personalizada e integração entre o físico e o digital

Adolescentes assumem maior protagonismo nas relações de consumo e impactam estratégias do setor
Adolescentes assumem maior protagonismo nas relações de consumo e impactam estratégias do setor Foto : Freepik

Com a chegada da Geração Alfa — formada pelos nascidos entre 2010 e 2024 —, o varejo e os shoppings enfrentam novos desafios e oportunidades. Digitalmente conectada e fortemente influenciada pelas redes sociais, essa geração busca um consumo fluido entre o online e o offline, exigindo inovação dos comerciantes para atraí-la às lojas físicas.

Segundo o professor Sérgio Czajkowski Júnior, da Universidade Positivo (UP), mais de 80% dos lares brasileiros têm decisões de consumo influenciadas por crianças e adolescentes. Esse percentual sobe para 88% em compras realizadas em shoppings e supermercados, incluindo itens de maior valor agregado, como eletrodomésticos e viagens.

Mais imersa e conectada do que qualquer geração anterior, a Alfa tem transformado os hábitos de consumo. Acostumados a transitar entre o digital e o físico, esses jovens esperam propostas personalizadas e interativas dos comércios. O grande desafio do varejo e dos shoppings é atrair esse público para as lojas físicas, considerando que boa parte de suas decisões ocorre no ambiente digital.

Para o especialista, a estratégia mais eficaz é a abordagem Y, que adapta uma mesma mensagem para impactar dois públicos conectados, mas com características distintas.

“Para engajar essa geração, o setor deve combinar tecnologia e personalização. Como estão familiarizados com dispositivos digitais desde cedo, investir em aplicativos interativos, programas de fidelidade gamificados e atendimento individualizado, tanto online quanto offline, pode ser extremamente eficaz”, explica Sérgio, que também é doutor em Administração.

Ele também destaca a importância da transparência na jornada de compra e da comunicação responsável com os pais, que, no final das contas, são os decisores financeiros. “Oferecer produtos que atendam às preocupações dos responsáveis, como opções saudáveis e sustentáveis, fortalece a relação de confiança com as famílias”, ressalta.

Acostumados a serviços personalizados e à conveniência do atendimento instantâneo no digital, esses jovens esperam o mesmo nível de personalização no varejo físico, desde recomendações de produtos até interações ajustadas ao seu perfil.

Para Cida Oliveira, gerente de marketing da rede de shopping centers Grupo Tacla, os shoppings precisam se reinventar constantemente para atender às novas demandas dos consumidores, especialmente da Geração Alfa, cuja relação com o digital e o físico é cada vez mais fluida.

“Estamos investindo em iniciativas inovadoras que conectam os dois mundos de forma imersiva, como aplicativos exclusivos, eventos com influenciadores e experiências interativas. Nossa missão é transformar o shopping em um destino de lazer e conexão, indo além da simples aquisição de produtos”, afirma.

A conveniência também é um fator vital para essa geração, que valoriza acesso rápido e processos ágeis. “Lojas que oferecem retirada rápida de produtos comprados online são bem avaliadas por esse público, que muitas vezes prefere um atendimento sem interação direta com funcionários. Além disso, diferentemente das gerações anteriores, eles apreciam espaços interativos dentro das lojas, onde podem explorar e testar produtos de forma divertida e educativa. Já a Geração Z e os Baby Boomer costumam valorizar brindes e amostras grátis”, comenta Cida.

📲 Dispositivos móveis e personalização influenciam a decisão de compra

O uso de dispositivos móveis e plataformas digitais têm um impacto significativo nas escolhas de consumo do novo grupo etário. “Essa geração tem acesso instantâneo a informações sobre bens e serviços, muitos disponíveis apenas em outros países, o que permite comparar preços, ler avaliações e verificar a disponibilidade de produtos em tempo real”, explica o professor da UP. Esse acesso facilita decisões mais informadas e conscientes, moldando suas escolhas de maneira determinante.

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Além disso, a personalização e as recomendações das plataformas digitais desempenham um papel crucial para quem busca não apenas produtos, mas alternativas adaptadas às suas necessidades e preferências.

“Nosso foco é usar a tecnologia para criar uma jornada de compra customizada, seja por meio de recomendações baseadas em dados, chats ao vivo ou suporte via aplicativos, com o objetivo de estreitar o vínculo com essa geração e proporcionar um atendimento eficiente", aponta a gerente de marketing.

As novas gerações estão redefinindo o mercado. “Este é o momento de abraçar o potencial disruptivo desses consumidores sem abrir mão da criatividade, autenticidade e sustentabilidade. O consumidor espera mais, e é exatamente isso que o mercado precisa oferecer. Estamos em uma nova era, e compreender e se adaptar às gerações que moldam o futuro é essencial”, finaliza.