A Universidade de Caxias do Sul convida os entusiastas da moda para conhecer interpretações de trabalhos de grandes estilistas e designers da contemporaneidade, traduzidas sob a ótica técnica e conceitual da modelagem. Os trabalhos finais da pós-graduação em Modelagem de Moda: Conceito e Interpretação da universidade serão apresentados em um desfile que ocorre no dia 31 de outubro, às 19h, no Campus-Sede (auditório do Bloco J), aberto à comunidade.
Mais do que uma apresentação, o evento consolida os estudos e processos desenvolvidos pelos estudantes evidenciando a pesquisa, o desenvolvimento técnico e o olhar investigativo. Esse percurso orienta-se pelas necessidades de formação especializada que acompanha a evolução do setor e alinha-se às expectativas de inovação e sustentabilidade que pautam o mercado global.
“Ao enfocar a modelagem de moda sob uma ótica que abrange desde o conceito até a interpretação, o curso se propõe a formar especialistas capazes de contribuir significativamente para a cadeia produtiva da área, valorizando o design autoral e as práticas sustentáveis, essenciais no cenário atual”, situa a coordenadora do curso, professora Gilda Eluiza de Ross, que dividiu a orientação dos projetos com os docentes Akihito Hira Junior e Bernardete Lenita Susin Venzon.
Confira a lista de designers e estilistas referidos através dos looks e os alunos que trabalharam cada tema (as produções são individuais):
▪ Charles James: Catrin Spada e Jéssica Ditadi
▪ Alexander McQueen: Julia Jauer, Mateus da Costa Deluche e Rodrigo Tresoldi Maia
▪ Dior: Patrícia Klein Framento e Caroline Donilia Pinto Testolin
▪ Haider Ackermann: Giovana Andreazza e Vitória Cavagnoli Boff
▪ Louis Vuitton by Marc Jacobs: Juliane Luft e Maira Ananda Volkmer
▪ Gianfranco Ferré: Sílvia Gabriela Cioato e Vivian Boff
▪ Iris van Harpen: Thaynê Bárbara De Momi
▪ Cristóbal Balenciaga: Fabiane Bohrer Ritt e Marlova Sauthier Guisso
- Estilista gaúcha com deficiência motora reinventa a moda com apoio da tecnologia
- Conheça as marcas gaúchas que levam o Sul para as passarelas do SPFW
- Porto Alegre recebe evento inédito sobre futuro da moda nesta quarta e quinta-feira, dias 29 e 30
A proposta da pós-graduação em Modelagem de Moda é valorizar o conhecimento e a criação, compreendendo a modelagem não apenas como execução, mas como campo de estudo, experimentação e construção de linguagem. O modelista protagoniza a criação de projetos, atuando como gestor e orientando de forma integrada toda a equipe envolvida.
“Através de uma abordagem que integra conceito, criação e interpretação, a especialização propõe-se a formar líderes capazes de inovar, inspirar e contribuir para um futuro onde a moda seja um reflexo de valores sociais, culturais e ambientais positivos”, explica a coordenadora.
O uso do software Style3D, tecnologia que permite desenvolver peças pilotos em ambiente digital, também é um diferencial da formação por reduzir o desperdício de materiais e promover práticas mais sustentáveis no campo.
Cada projeto realizado reflete uma jornada que integra conteúdo, técnica e tecnologia, ampliando a percepção sobre o papel da modelagem na criação contemporânea. O foco da pós-graduação — e, por consequência, dos trabalhos — está no desenvolvimento da percepção técnica e tecnológica, na compreensão da forma e do corpo e na capacidade de traduzir conceitos em soluções estruturais e estéticas.
