Eleições 2024: aumentam as articulações em torno de pré-candidatos de Porto Alegre
No mês que iniciam as convenções partidárias, partidos começam a movimentar as peças na capital gaúcha
publicidade
O dilema tucano
O PSDB de Porto Alegre e a bancada de vereadores tucanos na Capital têm três nomes na lista de cotados para representar o partido na disputa de outubro pelo Paço Municipal, considerando a posição da imensa maioria: Any Ortiz (Cidadania), Kaká D’Avila e Mano Changes.
Veja Também
- Entenda o plano contra enchentes da prefeitura de Porto Alegre que será votado na quarta pelos vereadores
- Vereador e filho do prefeito: como a candidatura de Pablo Melo à Câmara de Porto Alegre pode ser afetada
- Eleições 2024: O curinga de Melo e o PSDB focado em Pelotas
“Eles representam caras e propostas novas, fora do brete da polarização”, disse um dirigente do PSDB à coluna. Neste cenário, não deveria haver dúvidas sobre quem é o nome mais competitivo, mesmo que a intenção de garantir a defesa da gestão de Eduardo Leite durante a campanha não seja adequadamente contemplada.
Em tempo: o PSDB e o Cidadania estão juntos em federação, mas até agora, sequer as executivas municipais da federação foram criadas, como estabelece a legislação eleitoral. A expectativa é a de que ocorram avanços até o final desta semana.
MDB: convenção às vésperas do fim do prazo
A convenção do MDB de Porto Alegre foi marcada para o dia 3 de agosto, dois dias antes do prazo fatal. Até lá, o PL deve, enfim, anunciar quem será a vice de Sebastião Melo (MDB). A tendência é de que a escolhida tenha vinculação com a segurança pública.
“Só haverá recuo se ele decidir por isso”, diz Busato sobre Thiago Duarte
O União Brasil irá realizar pesquisas em alguns municípios gaúchos. Segundo o presidente Luiz Carlos Busato, porém, em Porto Alegre, independentemente dos números do levantamento, Thiago Duarte será o candidato. “Só haverá recuo se ele decidir por isso”, disse. O partido negocia aliança com o PDT, que lançou a pré-candidatura de Juliana Brizola.