Em Brasília, semana será marcada por sabatina de Zanin e julgamento de Bolsonaro

Em Brasília, semana será marcada por sabatina de Zanin e julgamento de Bolsonaro

No governo, é esperado desfecho em relação a pasta do Turismo

Taline Oppitz

publicidade

A semana que se inicia promete um cenário ainda mais agitado e muita polêmica em Brasília. No dia 22, o Tribunal Superior Eleitoral inicia o julgamento que pode deixar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) inelegível. Na data, Bolsonaro estará cumprindo agendas em Porto Alegre. Entre elas, compromissos políticos com seu partido.

Na quarta-feira, os holofotes estarão voltados para a sabatina de Cristiano Zanin no Senado. Advogado e amigo pessoal do presidente Lula (PT), Zanin foi indicado pelo petista para vaga de ministro no Supremo Tribunal Federal. Apesar da sinalização do presidente da Casa, Rodrigo Pacheco (PSD), em conversa com Lula, de que o clima tende a ser tranquilo, adversários do Planalto devem explorar a sabatina para tentar atingir Zanin e o governo, além da relação do advogado com o presidente. Nos últimos dias, Zanin realizou uma série de reuniões com senadores de diversos partidos. Nas conversas, tentou se antecipar às polêmicas e indicou que em eventuais processos futuros envolvendo Lula e a Lava Jato irá se declarar suspeito.

Para completar a semana, é aguardado desfecho na troca do comando do Ministério do Turismo por Lula. A sucessão na pasta integra a tentativa do Planalto de acalmar aliados e de melhorar a relação com o Congresso Nacional, especialmente com a Câmara dos Deputados, presidida por Arthur Lira (PP), protagonista de derrotas simbólicas e expressivas impostas a Lula. 


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895