Cooperação em ação: Sistema Unimed-RS como pilar de apoio aos gaúchos atingidos pelas enchentes
CONTEÚDO PATROCINADO
Correio + Conteúdo

Cooperação em ação: Sistema Unimed-RS como pilar de apoio aos gaúchos atingidos pelas enchentes

No início de maio, o Instituto Unimed/RS lançou a campanha RS em Emergência, que rapidamente ganhou adesão de diversas Unimeds de diferentes regiões do Brasil

Correio do Povo

No início de maio, o Instituto Unimed/RS lançou a campanha ‘‘RS em Emergência’’, que rapidamente ganhou adesão de diversas Unimeds de diferentes regiões do Brasil

publicidade

As recentes e intensas chuvas que assolaram o estado do Rio Grande do Sul demonstraram que a cooperação é essencial para superar adversidades. Nesse contexto, o Sistema Cooperativo Empresarial Unimed-RS destacou-se no cuidado e apoio à comunidade.

No início de maio, o Instituto Unimed/RS lançou a campanha ‘‘RS em Emergência’’, que rapidamente ganhou adesão de diversas Unimeds de diferentes regiões do Brasil, além de empresas parceiras e pessoas físicas. A iniciativa não apenas auxiliou milhares de gaúchos afetados pelas chuvas, mas também ofereceu suporte aos mais de 620 colaboradores do sistema que foram impactados.

Em consonância com as melhores práticas de ESG (Meio Ambiente, Social e Governança), a campanha já arrecadou e distribuiu, com o apoio da Unimed Central de Serviços, expressiva quantidade de recursos: 173 mil litros de água mineral, 7 toneladas de alimentos, 1,1 mil itens de proteína, 11 mil unidades de medicamentos, 10 mil peças de agasalhos, 12 mil cobertores, 20,2 mil kits de higiene pessoal, 2,3 mil colchões, 2,4 mil produtos de limpeza, dentre outros.

A Unimed também fez doações ao Hospital de Campanha do Exército, localizado em Guaíba, incluindo materiais cirúrgicos essenciais, mantas e itens de higiene pessoal, atendendo às necessidades urgentes da população. O Programa Abraçar, de voluntariado, esteve na linha de frente dos resgates e em abrigos, além de mobilizar doadores de sangue através do Programa Doador Fiel.

Somado à distribuição de itens essenciais, a Unimed promoveu palestras online sobre prevenção de doenças comuns em enchentes e saúde mental. O sistema também disponibilizou teleassistência em saúde para toda a população, oferecendo atendimento adulto, pediátrico e psicológico. Somente entre 1º de maio e 2 de junho, foram realizados mais de 2 mil atendimentos gratuitos.

As ações não se limitaram ao solo. A Uniair, empresa de transporte aeromédico do sistema, garantiu a remoção de casos graves que necessitavam de deslocamento rápido e seguro em áreas inacessíveis por via terrestre devido aos danos causados pelas chuvas.

Força do cooperativismo

Sob a liderança do presidente da Unimed Federação/RS, Nilson Luiz May, neste dia do cooperativismo o Sistema Unimed – presente há 52 anos no Rio Grande do Sul – reafirma seu compromisso com a comunidade, demonstrando que, através da cooperação, é possível enfrentar e superar os desafios mais difíceis. A união e a solidariedade são os pilares que sustentam essa jornada, evidenciando que, juntos, é possível recomeçar, reconstruir, fazer e sonhar.

Veja Também


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895