Normalmente, a depressão costuma ser um inimigo invisível contra o qual é preciso lutar diariamente. Assim, muitas vezes, o esporte pode ser uma saída para retomar a vida, além de se tornar um novo propósito. No caso de Lívia Slaviero, a corrida foi o alicerce encontrado por ela para retomar sua identidade quando a depressão se manifestou novamente em sua vida em 2022. A prática foi tão transformadora para Lívia que, em junho, ela criou o projeto "Movimento Todo Dia" e agora busca uma quebra de recorde mundial no Guiness Book.
O objetivo principal da iniciativa é correr 21,1km, distância de uma meia-maratona, todos os dias por um período de 365 dias. Assim, Lívia busca uma tentativa de quebra de recorde mundial no Guinesss, na categoria meias-maratonas consecutivas femininas em um ano. O processo foi aprovado pela entidade em setembro deste ano, com o recorde atual a ser quebrado de 102 dias, ou seja, se completar 103 dias seguidos correndo Lívia já se tornará recordista mundial.
"Até aqui, já foram 50 dias completados. Minha primeira meta é chegar em 26 de dezembro, bater o recorde mundial e depois continuar até o limite, que é o dia 365. Eu corro todos os dias. Nas segundas e quintas-feiras, começo às 4h. Nas terças, quartas, sábados e domingos, às 6h, e, nas sextas, é o dia mais desafiador porque corro a partir das 12h30min", conta Lívia.
Sobre conseguir manter o corpo disposto para correr todos os dias, ela afirma que como pratica o esporte informalmente desde 2008 ficou mais fácil de impor este ritmo diário. Porém, em junho deste ano, a educadora física aumentou o volume de treino, com uma preparação de 14 semanas voltada 100% para o projeto Movimento Todo Dia. A rotina para manter a constância inclui fisioterapia, fortalecimento muscular, acupuntura e alimentação.
“Constância não é sobre ser perfeita. É sobre seguir mesmo quando o corpo pede pausa, quando a mente duvida e quando o mundo parece desacreditar”, destaca Lívia.
No entanto, a gaúcha afirma que o projeto vai além do desafio físico, pois se tornou um movimento coletivo que inspira outras pessoas a começarem suas trajetórias no esporte. Meses depois do início, a iniciativa se tornou uma grande rede de apoio dos amantes da corrida para compartilhar histórias e mensagens de motivação.
"Compartilho principalmente minha história de mãe, treinadora, atleta, esposa, sobre as minhas dificuldades, minhas dúvidas, meus medos e contar um pouquinho sobre o quanto a corrida tem modificado a minha vida e me ajudado a vencer a depressão por tantos anos”, conclui Lívia.