Indiciados três torcedores do Inter envolvidos em agressão de gremista no Beira-Rio

Indiciados três torcedores do Inter envolvidos em agressão de gremista no Beira-Rio

Dois colorados que estavam no momento da confusão foram enquadrados por injúria e um deles por incitar a violência

Correio do Povo

Delegado Miguel Mendes Ribeiro Neto e a diretora do Departamento de Polícia Metropolitana, delegada Adriana Regina da Costa revelaram o indiciamento dos acusados

publicidade

A Polícia Civil indiciou três torcedores do Inter envolvidos no caso de agressão a uma torcedora gremista, acompanhada do filho pequeno, logo após o fim do clássico Gre-Nal de sábado no estádio Beira-Rio. A conclusão do inquérito que investigou o incidente, inclusive com análise de inúmeras imagens de câmeras, foi anunciada na manhã desta sexta-feira em entrevista coletiva pelo delegado Miguel Mendes Ribeiro Neto, que responde pela 20ª DP. “Querermos que isso sirva de exemplo do que não deve acontecer e que se possa ter, embora existam rivalidades esportivas, um convívio pacífico e harmônico”, enfatizou.

Com base no artigo 41-B do Estatuto do Torcedor, a mulher que agride a vítima, apontada como personagem principal do incidente, responderá pelo crime de prática de violência, com pena de um a dois anos de reclusão e multa, além da prática de ofensas verbais, com palavras de baixo calão, que se caracteriza pelo delito de injúria, artigo 140 do Código Penal, com pena de um a seis meses de prisão ou multa. “Ela agiu com violência física contra a torcedora gremista. Isso ficou evidenciado”, observou o delegado

Um colorado foi indiciado por incitar a violência e por injúria. “Ele incita a torcedora a retirar a camiseta da torcedora gremista”, frisou.

• Família agredida no Gre-Nal faz visita a treino do Grêmio
Torcedora agredida no Beira Rio afirma que família pretende ficar afastada dos estádios

Já o terceiro envolvido foi enquadrado apenas por injúria. “Não ficou configurado, pelo que apuramos, nenhum ato de violência física e nem incitação à violência dele, mas dirigiu ofensas verbais à vítima”, explicou.

O inquérito está sendo remetido ainda nesta sexta-feira ao Ministério Público e Justiça. Segundo o delegado Miguel Mendes Ribeiro Neto, a diligência teve como testemunhas, diante das agressões e ofensas, três seguranças que atuam dentro do estádio Beira-Rio. “Eles não incorreram em infrações penais”, ressaltou.

Sobre o comportamento da gremista, que vibrava com uma camiseta do time na mão no setor da torcida colorada, o responsável pela 20ª DP fez uma avaliação. “Por mais que tenha sido de certa forma uma atitude temerária, dentro de um contexto que, em tese, é de animosidade e possibilidade de algum tipo de reação, nós não entendemos que a atitude dela foi uma provocação direta. Fica evidente que ela esperou sair a torcida do Inter, restavam poucas pessoas, e ela se voltou à torcida do Grêmio para mostrar a camiseta”, avaliou.


Torcedora gremista agredida no Beira Rio, Taís Dias, o menino Bernardo e a família acompanharam o jogo contra o Nacional na Arena - Foto: Fabiano do Amaral

De acordo com o delegado Neto, o enquadramento da torcedora colorada por lesão corporal simples não foi efetuado, pois a atitude da mesma já estava “dentro do contexto da violência”, recordando ainda que a pena do Estatuto do Torcedor é mais rigorosa. O delegado Miguel Mendes Ribeiro Neto lembrou que medidas como proibição dos três colorados de frequentarem e assistir jogos em estádios de futebol cabem ao Ministério Público e à Justiça. “A função da Polícia Civil foi a de esclarecer os fatos e uma implicação prévia, em tese, de enquadramento penal. A opinião final será do Ministério Público e Justiça”, esclareceu.


Mais Lidas

Confira a programação de esportes na TV desta terça-feira, 23 de abril

Opções incluem eventos de futebol e outras modalidades esportivas em canais abertos e por assinatura







Placar CP desta terça-feira, 23 de abril: confira jogos e resultados das principais competições de futebol

Acompanhe a atualização das competições estaduais, regionais, nacionais, continentais e internacionais

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895