O Mundial de Ginástica Artística, na Indonésia, começou nesse domingo com o Brasil encaminhando a classificação de dois atletas para as finais do individual geral. Caio Souza e Diogo Soares tiveram bom desempenho e, ao final do primeiro dia de classificatórias, terminaram em sexto e oitavo lugares, respectivamente, e aguardam os resultados do segundo dia para confirmar as vagas. Avançam para a decisão os 24 melhore colocados.
Caio Souza teve como destaque a apresentação nas argolas, onde teve nota 14.333, a quinta melhor no geral – a mais alta foi do norte-americano Donnell Whittenburg, com 14.700. No geral, o brasileiro somou 79.166. Com a marca atual, Souza tem boas chances também de avançar justamente à final das argolas. Para tanto, precisa terminar entre os oito melhores a etapa atual, que termina na madrugada desta segunda-feira.
Diogo Soares, por sua vez, entre os seis aparelhos, teve como melhor apresentação na barra fixa, onde marcou 13.866. No geral, o brasileiro tem a nota 78.978, o que o coloca provisoriamente na oitava colocação. O atleta melhor posicionado até o momento é o japonês Daiki Hashimoto, com 83.065 como nota total.
No feminino, país fora do individual geral
Os demais brasileiros na disputa já não têm mais chances de ir à final. Arthur Nory buscava a final da barra fixa, mas marcou apenas 13.400, nota insuficiente para avançar. Vitaly Guimarães, que competia no cavalo com alças (13.133) e nas barras paralelas (11.833) também não avança, mesmo caso de Tomás Florêncio, que competiu no solo (12.100) e no salto (12.766).
A equipe feminina estreia às 6h30min de terça-feira, na etapa classificatória. O país não vai competir no individual geral. Flávia Saraiva, Júlia Coutinho e Júlia Soares disputarão o solo; Flávia Saraiva, Júlia Soares e Sophia Weisberg a trave; Sophia Weisberg e Júlia Coutinho as barras assimétricas; e Sophia Weisberg o salto.