Se as Eliminatórias da América do Sul já terminaram e outras, como a da Ásia e da África já têm seleções classificadas, as vagas europeias ainda permanecem completamente indefinidas. Como o torneio começou depois, boa parte dos 12 grupos sequer disputou metade das partidas ainda. Ainda assim, favoritas como Inglaterra, Espanha e França devem navegar em mares tranquilos rumo à Copa do Mundo de 2026. Já outras como a Itália, mais uma vez, correm o risco de uma eliminação.
A fórmula já foi mais simples. São 12 grupos, com jogos de ida em volta dentro da própria chave. Ao final, os 12 líderes classificam-se direto para o Mundial. Até aí fácil. A mudança vem depois. Os 12 países que terminarem em segundo lugar terão a companhia dos quatro melhores colocados na Liga das Nações 2024/25 – desde que essa seleção não tenha uma vaga direta.
Confira como está a situação em cada um dos grupos:
Grupo A
Favorita, a Alemanha perdeu na estreia para a Eslováquia e por isso está na segunda posição, atrás justamente dos eslovacos (6 pontos contra 3). Mas ainda restam quatro rodadas. Nesta sexta-feira jogam Alemanha x Luxemburgo, às 15h45min, e Irlanda do Norte x Eslováquia, no mesmo horário.
Grupo B
Com duas vitórias em dois jogos, a liderança parcial é da Suíça. Outra força da mesma chave, a Suécia ainda não venceu: empatou na estreia com a Eslovênia e perdeu na sequência para Kosovo, e está em terceiro lugar. Nesta sexta-feira, o duelo é justamente entre suecos e suíços, às 15h45min. No mesmo horário, jogam Kosovo x Eslovênia. Mesmo que não termine em segundo lugar, a Suécia estaria bem encaminhada para ir à repescagem via Liga das Nações.
Grupo C
Após três rodadas, Dinamarca e Escócia dividem a liderança, com sete pontos. Os dinamarqueses levam vantagem nos critérios de desempate por causa do saldo de gols (9 a 4), muito em função da goleada de 6 a 0 aplicada hoje na Bielorrússia. A Escócia, também hoje, fez a sua parte e venceu a Grécia, mas por uma diferença menor: 3 a 1. Os gregos, aliás, hoje estariam fora até mesmo da repescagem. No domingo, a Escócia recebe a Bielorrússia, enquanto a Dinamarca pega a Grécia.
Grupo D
Franca favorita, a França venceu seus dois jogos até agora, contra Ucrânia e Islândia e lidera com tranquilidade, com seis pontos, seguida dos islandeses, com três. Nesta sexta-feira, às 15h45min, jogam França x Azerbaijão e Islândia x Ucrânia.
Grupo E
Mais um grupo com o favorito na liderança. No caso, a Espanha, que goleou Bulgária e Turquia e lidera com folga, com seis pontos. O segundo lugar, por enquanto, é dividido entre os turcos e a Geórgia, com três. No sábado, jogam Bulgária x Turquia e Espanha x Geórgia, às 15h45min.
Grupo F
Ao que tudo indica, Cristiano Ronaldo vai para a sua sexta Copa do Mundo em 2026. Isso porque Portugal é líder da chave com seis pontos - vitórias sobre Armênia e Hungria -, seguida da Armênia, com três. No sábado, às 15h45min, os portugueses recebem a Irlanda, enquanto mais cedo, às 13h, a Hungria pega a Armênia.
Grupo G
Ao contrário dos anteriores, o Grupo G está mais adiantado na tabela de jogos. Após seis rodadas, a liderança é da Holanda (que jogou apenas cinco vezes), com 13 pontos, seguida da Polônia e Finlândia, com dez. Nesta quinta-feira, os holandeses golearam Malta por 4 a 0 fora de casa, enquanto os poloneses folgaram na rodada e os finlandeses bateram a Lituânia por 2 a 1. No domingo, os duelos são Holanda x Finlândia e Lituânia x Polônia.
Grupo H
Diante de um adversário que não marcou nenhum ponto após seis rodadas, a Áustria fez o que se esperava. Nesta quinta-feira, aplicou 10 a 0 em San Marino e se isolou na liderança da chave, com 15 pontos, mesmo com um jogo a menos que a vice-líder Bósnia, com 13. A Romênia é apenas terceiro lugar, com sete, mas deve ir à repescagem via Liga das Nações.
Grupo I
Se enganou quem pensou que desta vez o caminho da Itália até a Copa seria, enfim, mais tranquilo. Com nove pontos em quatro partidas, os italianos estão em segundo lugar no grupo, bem atrás da Noruega e seus 16 - é bem verdade que a Itália tem um jogo a menos. Ocorre que Israel tem os mesmo nove pontos e uma eventual terceira colocação poderia deixar a seleção azzurra fora até mesmo da repescagem, o que significaria a terceira vez consecutiva fora do Mundial. No sábado, a Itália enfrenta a Estônia fora de casa, às 15h45min. Mais cedo, às 13h, a Noruega recebe Israel.
Grupo J
Houve um tempo neste passado recente em que a Bélgica foi cotada até como favorita a título na Copa do Mundo. Hoje, os belgas brigam para ir ao Mundial pela vaga direta. E não estão na liderança. Este posto cabe à Macedônia do Norte que, com um jogo a mais, tem 11 pontos, contra 10 da seleção de De Bruyne e companhia. Nesta sexta-feira, inclusive, ambas medem forças às 15h45min. O País de Gales, com 10 pontos, folga na rodada e torce pelo empate.
Grupo K
Após cinco rodadas, a Inglaterra caminha a passos largos rumo à Copa. O English Team, com 15 pontos e 100% de aproveitamento deve inclusive garantir a vaga antes da última rodada, já que Albânia (oito pontos) e Sérvia (sete, com um jogo a menos) vêm bem atrás. Nesta rodada, porém, os ingleses folgam. Albaneses e sérvios se enfrentam no sábado, às 15h45min.
Grupo L
República Tcheca e Croácia empataram hoje em 0 a 0 e seguem dividindo a liderança do grupo, com 13 pontos. Os croatas, no entanto, têm um jogo a menos. No domingo, enquanto os tchecos visitam as Ilhas Faroe - terceiro lugar, com nove -, a Croácia recebe Gibraltar, que perdeu seus cinco jogos até aqui.