Andreia Gentilini


Vinícolas incríveis que valem a visita

O enoturismo reúne o prazer de viajar com a possibilidade de conhecer bons vinhos e a gastronomia

Vinícola Ysios, localizada na região de Rioja Alavesa, no norte da Espanha
Vinícola Ysios, localizada na região de Rioja Alavesa, no norte da Espanha Foto : Andreia Gentilini / especial / cp

O enoturismo é certamente uma ótima forma de conciliar o prazer de viajar, provar bons vinhos e conhecer a gastronomia do local. A partir deste domingo, vou iniciar uma série com recomendação de três vinícolas que visitei em 2024 e foram marcantes.

A primeira delas é a Vinícola Ysios, na região de Rioja Alavesa, norte da Espanha. Conhecida tanto pela qualidade de seus vinhos quanto pela arquitetura inovadora de sua adega, foi projetada pelo renomado arquiteto Santiago Calatrava. A sua estrutura impressionante, com formas curvilíneas que evocam ondas, reflete a harmonia entre a natureza e a arte da viticultura.

Ysios se destaca por produzir vinhos de alta gama, com foco principal nas variedades de uvas Tempranillo (grande destaque da região), Graciano e Viura.

Eles são reconhecidos pela elegância, equilíbrio e expressividade do terroir único da região. Recomendo provar o Ysios Reserva tinto, um dos mais emblemáticos da vinícola. A Ysios oferece diversas experiências enoturísticas, como degustações guiadas e visitas às suas instalações modernas.

Além das degustações, também proporciona experiências imersivas que incluem almoços harmonizados e tours exclusivos pelos vinhedos. Essa combinação de vinhos excepcionais e experiências enriquecedoras faz da Ysios um destino de destaque para amantes do vinho.

Restaurante Sabores, Espanha | Foto: Andreia Gentilini / especial / cp

Onde ficar:

Logroño é a capital da região de La Rioja e é um excelente ponto de partida para explorar essa famosa região vinícola. A cidade oferece uma combinação única de cultura, gastronomia e vinhos excepcionais, além de estar rodeada por vinícolas e paisagens deslumbrantes.

Em Logroño, está localizada a vinícola Marqués de Murrieta, que destaquei na coluna da semana passada, e também oferece excelente estrutura de enoturismo.

Restaurante imperdível:

Em Logroño, para amantes do vinho, é imperdível o Restaurante Sabores, que tem recomendação Michelin e excelente carta de vinhos. Fica no centro histórico com menus fixos entre 49,00 e 59,00 euros e gastronomia impecável.

Veja Também