27 novos procuradores do Estado tomam posse nesta terça-feira

27 novos procuradores do Estado tomam posse nesta terça-feira

Procuradoria do Estado do Rio Grande do Sul contará com novos membros vindos das cinco regiões do país

Rafael Rangel Winch

Dos 27 novos procuradores, 7 são gaúchos e os demais vêm dos estados do Pará, do Rio de Janeiro, de Alagoas, de Pernambuco, de São Paulo, da Bahia, de Piauí, de Sergipe, de Santa Catarina, do Distrito Federal e do Paraná

publicidade

Nesta terça-feira, a Procuradoria-Geral do Estado do Rio Grande do Sul (PGE-RS), deu posse a 27 novos procuradores. O evento ocorreu no Theatro São Pedro, centro de Porto Alegre. Foi a primeira posse dos aprovados no 15º concurso da instituição. O certame foi realizado em três etapas entre 2021 e 2022 a partir de provas de fases objetivas, escritas, oral e de títulos.

Em fala para o Correio do Povo, o procurador-geral do Estado, Eduardo Cunha da Costa frisou que a posse dos novos procuradores representa uma soma positiva para a justiça do Rio Grande do Sul. "A posse representa uma acréscimo da força de trabalho, que vai trabalhar exatamente nas políticas públicas, na defesa judicial do nosso estado", ressaltou. Ele também lembrou dos desafios que os novos procuradores enfrentarão à frente do cargo. "São diversos pareceres, várias construções jurídicas necessárias, por isso esse corpo de novos procuradores será fundamental agora". O concurso que aprovou os 27 novos procuradores adotou uma novidade: a prova de sustentação oral. "Os candidatos passam por diversas etapas. Eu diria que o desafio novo foi a prova de sustentação oral, em que eles tiveram que fazer a defesa de um processo sorteado na hora, como se eles estivessem perante um tribunal e esse foi o desafio que nós incluímos no nosso concurso, algo inovador, o primeiro estado a fazer", comentou o procurador-geral.

Um dos empossados, Jouberto Uchôa de Mendonça Neto, nascido em Aracaju, Sergipe, reconheceu a posse como um marco que transformará a sua vida e a de seus colegas. "Nessa noite vivemos um momento lindo depois de uma longa trajetória difícil de muita abdicação e renúncia, chegamos no dia em que nossas vidas começam a mudar. A gente pretende dar o nosso melhor para desenvolver o estado e ajudar a executar as políticas públicas do governo. "Ele também enfatizou o alto grau de exigência do concurso, que demandou dos candidatos uma preparação aprofundada. "Esse foi um concurso peculiar porque ele durou quase um ano e meio desde o lançamento do edital até o resultado final e a homologação".

Outro empossado, Artur Cezar dos Santos Araújo, natural de Maceió, Alagoas, sublinhou que a posse é a materialização de um sonho. "Todos nós abdicamos de muitas coisas, nos esforçamos bastante, caminhamos por diversas estradas até conseguirmos a aprovação. A posse é o começo de um sonho e agora iremos ajudar nas políticas públicas do governo", disse o jovem que estava acompanhado da namorada e dos pais.

O governador do Rio Grande do Sul, também presente no evento destacou que a procuradoria é uma instituição fundamental para todas as esferas da administração pública, uma vez que atua em diversas frentes."Onde houver serviço público, onde houver um cidadão gaúcho precisando de atendimento, certamente a Procuradoria terá envolvimento”, pontuou Leite. Também participaram da solenidade secretários de Estado, representantes dos Poderes e deputados estaduais.

Os novos procuradores são naturais de diferentes estados do Brasil, sendo sete gaúchos. Os demais 20 novos procuradores vieram dos estados do Pará, do Rio de Janeiro, de Alagoas, de Pernambuco, de São Paulo, da Bahia, de Piauí, de Sergipe, de Santa Catarina, do Distrito Federal e do Paraná.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895